Câmpus Criciúma e Florianópolis têm trabalhos premiados no SICT-Sul

27. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Matérias

sictsul1Os câmpus Criciúma e Florianópolis do IFSC tiveram trabalhos premiados no 4º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), realizado nos dias 11 e 12 de novembro em Sombrio.

O Câmpus Florianópolis teve um trabalho premiado na modalidade exposição de pôster: “O laboratório de pinças ópticas”, das estudantes Adriele da Rosa Santos e Natália Sampaio Rosa e Silva, da sétima fase do curso técnico integrado em Eletrotécnica.

alunas_floripa_sictO Câmpus Criciúma teve três trabalhos premiados. Na área de Ciências Exatas e da Terra, a pesquisa “Remoção de azul de metileno em solução aquosa por resíduos de cerâmica vermelha em coluna de leito fixo” foi premiada na modalidade artigo completo, na área de Ciências Sociais, o trabalho premiado foi o “Estudo de impacto de vizinhança: reflexões sobre uma experiência no IFSC Câmpus Criciúma” e na área de Engenharias na modalidade artigo completo a premiação foi para a pesquisa “Automação residencial com controle por smartphone Android”. “Esta edição do SICT-Sul teve  281 trabalhos aprovados e  reuniu mais de 900 participantes, sendo que desse total participaram 120 alunos e servidores do Câmpus Criciúma que apresentaram cerca de 30 trabalhos”, explica o professor do Câmpus Criciúma Lucas Dominguini, que é também um dos organizadores do SICT-Sul.

sictsul2Thainá Fortunato, aluna do curso técnico em Edificações, já é uma veterana em SICT-Sul. Ela participou de todas as edições e nesta veio apresentar um trabalho sobre a avaliação das propriedades da argamassa feita a partir de areia de fundição. “Eu tenho acompanhado o crescimento do SICT-Sul a cada ano e para mim tem sido muito importante participar. A pesquisa que desenvolvo com a orientação dos professores Lucas Dominguini e Juliana Casali é para avaliar a substituição do agregado miúdo pela areia de fundição para a fabricação da argamassa. Isso evitaria que houvesse o descarte desses resíduos nos aterros sanitários.”

sictsul5Os alunos do sexto módulo do curso técnico em Mecatrônica Caroliny Borba, Pietra Fontanella e Ramon Canarin apresentaram no SICT-Sul os estudos que fizeram para planejar e montar uma plataforma elevatória para cadeirantes, que fizeram sob a orientação do professor Giovani de Souza. “ Nós desenvolvemos o protótipo a partir do projeto integrador e com os  materiais que nós já tínhamos no laboratório. Isso fez com que ela se tornasse uma solução de baixo custo em comparação, por exemplo com um elevador”, explica Ramon Canarin.

Outra solução apresentada foi o estudo sobre a utilização de resíduos de vidros laminados na fabricação de fritas e esmaltes cerâmicos feito através de uma parceria entre o Câmpus e a empresa Colorminas. “ Nós temos testado o uso do vidro laminado do parabrisas de carro porque ele tem uma composição parecida com a que é utilizada na fabricação do vidro usado no esmalte cerâmico e atualmente esse material não costuma ser reutilizado”, explica a aluna Bruna Mendes, do curso técnico em Edificações.

sictsul3O SICT-Sul é realizado pelos câmpus Araranguá e Criciúma do IFSC, Santa Rosa do Sul e Sombrio do IFC e Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira os trabalhos premiados

Área de Ciências Exatas e da Terra
Autores: Diana Aurélio Menegaro, Fabrício Pereira Leandro, Ana Luiza de Sousa Toledo, Natacha dos Santos Meira, Ana Paula Figueiredo, Marcelo Dal Bó, Ramon Salvan e Lucas Dominguini

Área de Ciências Sociais
Autores: Fabrício Rocha da Silva, Bernardo Brasil Bielschowsky, Daniel Comin da Silva, Giovana Schindler Milaneze

Área de Engenharias
“Automação residencial com controle por smartphone Android”
Autores: Adilson Jair Cardoso, Felipe Bez Fontana, Giovanni dos Santos Berti e Gabriel Andrade Gaspar.

Apresentação de pôster
“O laboratório de pinças ópticas”
Autores: Adriele da Rosa Santos e Natália Sampaio Rosa e Silva.