IFSC realiza autoavaliação institucional de 30 de novembro a 13 de dezembro

27. novembro 2015 | Escrito por | Categoria: Matérias

cpa-01O IFSC realiza sua Autoavaliação Institucional de 30 de novembro a 13 de dezembro. Alunos e servidores podem participar, respondendo ao questionário disponível na página da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no Portal do IFSC.

A autoavaliação é um momento onde a comunidade acadêmica se envolve com o aperfeiçoamento da instituição, orientando ações de melhoria para a infraestrutura, gestão institucional, bem como para o ensino, pesquisa e extensão no IFSC. A lei exige a avaliação dos cursos superiores, porém, no IFSC também são avaliados os cursos técnicos e de ensino médio. Os resultados da Autoavaliação Institucional são fundamentais para a tomada de decisão de gestores e dirigentes.

Todos os servidores podem participar, além de alunos dos cursos Proeja técnico, técnicos e os cursos superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas. Apenas alunos do Pronatec não participam do processo.

No questionário, são abordadas 10 dimensões, inseridas em cinco eixos: missão e desenvolvimento institucional; as políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; responsabilidade social; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal, organização e gestão; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento ao estudante, e sustentabilidade financeira.

Desde 2014 estão instaladas, nos diferentes Câmpus do IFSC e na Reitoria, as CPAs Locais, que são responsáveis pela mobilização, execução e acompanhamento do processo de autoavaliação institucional em suas unidades.

Para conferir os relatórios dos anos anteriores, clique aqui.

Conheça a CPA:

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão autônomo e responsável pela condução do processo de avaliação institucional. Criado por determinação do Art.11 da Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, a CPA do IFSC tem como premissa elaborar e executar o projeto de autoavaliação anual do IFSC, encaminhar pareceres para tomadas de decisões, acompanhar avaliações externas como a do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sensibilizar a comunidade sobre o processo de avaliação institucional, socializar seu conhecimento, acompanhar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborar relatórios, entre outras atividades.

Tags: ,