Alunos do IFSC montam equipe para ir à maior competição de robótica do mundo

1. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias
equiperobotica

da esquerda para a direta: Souza, Schlemper, professor Daniel Lohmann e Asaph Becker

Asaph Mross Becker (à direita, na foto) tem 23 anos mas já é um veterano quando o assunto é a FIRST Robotics Competition (FRC), considerada a maior competição de robótica do mundo, com mais de 4 mil times participantes e organizada pela NASA. Ele participa desde 2006 do evento e agora, o atual estudante de Sistemas Eletrônicos do Câmpus Florianópolis, juntamente com Lauro Ilson Schlemper (também de Sistemas Eletrônicos) e Elizeu Souza (Engenharia Mecatrônica), quer criar a primeira equipe catarinense com alunos de escolas públicas para participar da FRC.

“Eu morava em Gravataí, no Rio Grande do Sul, era aluno do Ensino Médio e fique sabendo da competição. Eu e mais duas pessoas criamos uma equipe, a The Brazilian Trail Blazers, que foi a primeira da América Latina formada apenas por estudantes de escolas públicas. Nesses anos todos de competição, já conseguimos inclusive sermos campeões da regional de Orlando, em 2013”, conta Asaph.

Agora, Asaph quer usar todos o know-how que tem da FRC para, com a infraestrutura do câmpus, coordenar uma equipe com um grande potencial competitivo. “Se compararmos a infraestrutura com a que usamos em Gravataí, a do IFSC é dez vezes melhor, por isso acho que vale a pena”, explica. O projeto tem o apoio e acompanhamento do professor Daniel Lohmann, do Departamento de Eletrônica.

O único pré-requisito para participar é vontade, segundo o coordenador. “Nem mesmo o inglês é absolutamente necessário, nem nenhum conhecimento prévio em programação ou robótica”, afirma Asaph. A inscrição da equipe custa US$ 6 mil, que já foram obtidos por um patrocínio da 3M dos Estados Unidos. “Estamos agora buscando patrocínio e apoio para pagar também as passagens e hospedagem. O único custo dos participantes, caso consigamos essas verbas, seria o com documentos pessoais – passaporte e visto”. Os estudantes estão sendo selecionados entre os próprios alunos de Ensino Médio do IFSC.

Para conseguir esses fundos, a equipe catarinense, intitulada Magic Island Robotic Team, conta com o apoio da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Tecnologia (AIDTEC), criada pelo irmão de Asaph, Jeser Becker, e a esposa, Daiane Cristina Rodrigues, exatamente para fomentar a criação de equipes para a FRC em todo o mundo. Jeser e Daiane atualmente moram na Austrália e também ajudam na questão dos alojamentos – como os alunos costumam ter menos de 18 anos, a AIDTEC orienta a organização de dormitórios, onde sempre há alguém maior de 18 anos cuidando dos adolescentes.

Saiba mais sobre a competição

A competição funciona da seguinte forma: seguindo regras estritas, com prazos bem limitados, as equipes devem levantar fundos, criar uma marca, aprimorar habilidades de trabalho em grupo e construir e programar robôs para executar tarefas pré-definidas em um campo contra outros concorrentes. Logo após a inscrição, as equipes recebem um kit padrão com peças para a montagem de um robô. Para a FRC de 2016, que será realizada de 30 de março a 2 de abril nos Estados Unidos, o desafio (regras para o jogo entre as equipes) será anunciado em 9 de janeiro. A partir desta data, as equipes têm seis semanas para montar o robô. Segundo Asaph, a equipe catarinense competirá na regional de Las Vegas.

“Uma das coisas mais incríveis de participar da FRC, além do aprendizado em robótica, claro, é perceber que pessoas do mundo inteiro podem trabalhar de forma solidária. Apesar de sermos equipes concorrentes, uns ajudam os outros, tiram dúvidas. No nosso caso lá em Gravataí, por exemplo, em que os participantes tinham dificuldade com o inglês, outras equipes fizeram videoconferências semanais para que pudéssemos treinar o idioma. Os outros times também publicam blogs onde ajudam a tirar dúvidas técnicas. É muito gratificante”, lembra Asaph.

Quem quiser saber mais sobre a equipe Magic Island Robotics Team deve enviar e-mail para magicislandbrasil@gmail.com. Para saber mais sobre a FRC e as competições entre robôs (que envolvem fazer cestas, lançar discos, montar pilhas de peças – o desafio é diferente a cada ano), confira a página do evento: http://www.firstinspires.org/robotics/frc.

Tags: