Mostra de Saúde no Câmpus Joinville estimula prevenção contra a AIDS entre os jovens

3. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

mostra sade aids 27-11-2015 3Você sabia que um terço dos novos casos de AIDS no Brasil ocorre em jovens entre 15 e 24 anos? O dado alarmante do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) motivou as ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado neste dia 1º de dezembro. No Câmpus Joinville, uma Mostra de Saúde foi realizada na última sexta-feira (27) justamente para sensibilizar os alunos sobre a necessidade da prevenção.

Durante o dia, as técnicas de prevenção do Programa Municipal de AIDS, da Prefeitura de Joinville, Tânia Maria Crescencio e Claudia Rachel Hyppolito, conversaram com alunos e servidores para reforçar os meios de prevenção, tiraram dúvidas e distribuíram preservativos. “Estamos fazendo este trabalho nas instituições de ensino porque os jovens são os mais infectados com o HIV e eles podem estar nos bancos escolares”, afirmou Tânia.

mostra sade aids 27-11-2015 5Para os alunos do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, Matheus Gabriel Becker de Castro e Vinícius Cidral de Almenau, de 15 anos, ações assim são importantes porque facilitam a busca de informações. “É muito importante a gente se cuidar porque tem a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis que podemos prevenir”, afirma Matheus. “E é legal tirar dúvidas com quem entende do assunto, porque às vezes a gente tem vergonha de falar sobre isso em casa”, complementa Vinícius.

O trabalho terá sequência no início do próximo semestre letivo, com orientações e testes rápidos para quem desejar. A ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas os outros, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.