Câmpus Caçador recebe lançamento de livro sobre o Contestado

8. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Chapecó, Eventos, Matérias

O Câmpus Caçador recebeu na noite de 4 de dezembro o lançamento do livro Revelando o Contestado: as fotografias na história do centenário da guerra, dos autores Gerson Witte (professor do Câmpus Chapecó), Delmir José Valentini, Mirian Carbonera, Ademir Miguel Salini e André Luiz Onghero.

DSC_0296O livro retrata a história da Guerra do Contestado (1912-1916) por meio de fotografias históricas e atuais. As fotos atuais são dos próprios autores e as históricas são doação da família de Claro Gustavo Jansson, fotógrafo que retratou a guerra.

Iniciada em outubro de 1912, a Guerra do Contestado foi um conflito armado entre forças dos governos federal e estadual e sertanejos que viviam em uma região disputada pelos estados de Santa Catarina (no território onde hoje estão o Planalto Norte e o Oeste Catarinense) e do Paraná. A estimativa é de que tenha deixado mais de 10 mil mortos.

No lançamento, os autores falaram sobre a obra, que está disponibilizada em formato e-book no site da Editora Argos de forma gratuita.

O projeto foi idealizado pelo deputado federal Pedro Francisco Uczai e patrocinado pela Caixa Econômica Federal. A realização é uma parceria do IFSC com Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade do Contestado (UnC), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)  e Fundação Memória Viva do Contestado da Região do Irani.