Deia e Dircom lançam Boletim iDEIA

8. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

boletim_ideia_capaVocê já parou para pensar em quantos dados estatísticos o IFSC possui? E quantos estudos são feitos pelos servidores no dia a dia ou para projetos específicos e acabam ficando restritos a apenas um setor? Pensando em uma maneira de tornar públicos, de maneira organizada, diversos trabalhos feitos na instituição, a Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) e a Diretoria de Comunicação (Dircom) lançam o Boletim iDEIA, uma publicação conjunta destinada a disseminar os resultados da produção técnica das estatísticas educacionais elaboradas pelos servidores do IFSC.

De acordo com o diretor da Deia, Gustavo Henrique Moraes, a ideia é compartilhar conhecimento que pode ser interessante e útil para todos. “Muitos servidores, principalmente técnicos administrativos, fazem bons estudos que acabam ficando só no setor e que nem são transformados em artigos científicos diante das normas de submissões dos periódicos”, explica. A proposta é que o Boletim iDEIA dê visibilidade ao trabalho dos servidores, mas que não seja uma publicação tão rígida em termos de normas e aceitação como um periódico. “Queremos motivar nossos servidores a mostrarem estudos já realizados e também a pensarem em outros relevantes que podem ser desenvolvidos para nossa instituição”, enfatiza Gustavo. Os artigos enviados passarão por uma revisão metodológica para garantir a confiabilidade dos dados.

A publicação será trimestral e disponibilizada apenas em formato digital na intranet. Clique aqui para acessar a primeira edição do Boletim iDEIA.

A primeira edição do Boletim traz os artigos “O professor do IFSC: análise do perfil socioeducacional do corpo docente”, “A evolução orçamentária da Rede Federal de EPT” e “Política de Comunicação do IFSC: uma conquista e um avanço” – um produzido por uma servidora da Dircom e outros dois feitos por servidores da Deia. “Nesta primeira edição, são apresentados apenas estudos feitos pela Deia e pela Dircom para mostrarmos qual é a proposta da publicação, mas nossa expectativa é que, a partir de agora, servidores dos câmpus e de outros setores da Reitoria enviem seus trabalhos”, destaca o diretor de Comunicação, Vinicius de Lucca Filho.

Como participar

Todo servidor que tiver um estudo relativo a estatísticas educacionais (incluindo dados do IFSC ou não) pode enviar seu trabalho para publicação no Boletim iDEIA. Os textos devem ser encaminhados para o e-mail boletimideia@ifsc.edu.br num tamanho de 8 mil a 20 mil caracteres, com espaços. As normas de publicação estão detalhadas no final da publicação (leia aqui).

Os artigos serão recebidos em fluxo contínuo e analisados pelos editores, de acordo com os objetivos da publicação, sem avaliação externa. A próxima edição está prevista para março.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.