Dandara dos Palmares conquista reconhecimento dos alunos em Mostra de Curtas no Câmpus Joinville

9. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

mostra de curtas 01-12-2015 25Excluída dos livros de história, Dandara dos Palmares ganhou destaque na 1ª Mostra de Histórias Curtas, realizada no Câmpus Joinville no dia 1º de dezembro. Para participar da Mostra, os alunos deveriam escolher entre três personalidades negras para produzir um vídeo: Dandara dos Palmares, Cartola ou Ruben Rada. Entretanto, Dandara foi a personagem escolhida por todas as equipes.

A Mostra contou com a exibição de quatro vídeos sobre Dandara e três sobre escravidão, estes últimos produzidos para o projeto HistoriArte, da disciplina de história. “O objetivo foi discutir as questões que envolvem a consciência negra, o racismo e a discriminação”, conta a professora de português, Roberta Loose, que organizou o evento junto com o Grêmio Estudantil.

mostra de curtas 01-12-2015 33Conforme a aluna Gabriele Borinelli, a falta de informações sobre Dandara, ao contrário de inibir as produções, serviu para motivar ainda mais as pesquisas. “A história faz pouca referência às mulheres e sua influência. No caso de Dandara, ela sempre aparece como a mulher de Zumbi, sem destaque para suas próprias façanhas”, explica Gabriele, lembrando que algumas fontes chegam a caracterizar suas ações como lendas. “Dandara não é uma lenda. Ela é lendária”, enfatiza.

mostra de curtas 01-12-2015 6Para complementar a programação, o músico Osvaldo Junior, pai da aluna Victória Ferreira, fez um tributo ao sambista Cartola e o coordenador de Políticas para a Juventude, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Joinville, Cleiton Shulz, realizou uma palestra com o tema “Discriminação, preconceito e cotas”.

De acordo com Cleiton, a importância de eventos assim está na disseminação de informações. Ele pediu aos alunos que sejam agentes de mudança na luta contra o preconceito, buscando informações corretas e divulgando nos grupos de amigos, na família e na sociedade. “Apenas com respeito é que nós iremos mudar o mundo.”

Tags: