Diretora-geral do Câmpus Lages recebe homenagem da Câmara de Vereadores

9. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

homenagem-raquelA diretora-geral do Câmpus Lages do IFSC, Raquel Matys Cardenuto, foi homenageada na Câmara de Vereadores do município nesta segunda-feira (07). Em proposta do Vereador João Maria Chagas (PSC), o poder legislativo lageano reconheceu o trabalho da diretora à frente da instituição desde a sua implantação. Raquel termina seu mandato em fevereiro de 2016.

“Em nome de toda a comunidade e de todos os vereadores, expresso o nosso agradecimento pelo trabalho realizado aqui em Lages. E para onde quer que você (Raquel) vá, esperamos que faça um grande trabalho, como fez em nossa cidade”, disse o Vereador Chagas no ato de entrega da placa de homenagem.

Após a entrega, foi exibido um vídeo produzido pelo Câmpus Lages com uma retrospectiva dos primeiros cinco anos da instituição. Em seguida, Raquel agradeceu a homenagem recebida e ressaltou o papel fundamental que o IFSC vem exercendo na cidade.

homenagem-raquel2“Quando cheguei, a cidade vivia um misto de esperança e desconfiança em relação à nova instituição, sobre o que ela faria e qual seria o seu papel numa cidade carente de oportunidades. Mas, nós, não apenas confiamos na cidade e em sua gente, como trabalhamos firme nos últimos cinco anos para que a espera não fosse em vão. Hoje vejo que esse trabalho valeu a pena”, lembra.

A desconfiança citada pela diretora foi superada. Os parlamentares usaram o espaço de fala na sessão para enaltecer o período de gestão do IFSC, que se encerra em fevereiro do ano que vem, e proferir palavras de agradecimento. “Desculpe-nos pela desconfiança inicial, mas o lageano é assim, desconfiado no primeiro momento. Porém, depois que adquire confiança, chora com a partida. E eu tenho certeza que Lages chora e agradece a tua presença. Obrigado a você e a todos os outros que contribuíram para a chegada do IFSC na cidade. Muitos deixam herança, mas poucos deixam legado. E eu tenho certeza, Raquel, que você está deixando um legado na cidade de Lages”, afirma o Vereador Marião (PSB).

Em seu discurso, Raquel lembrou as vitórias do dia a dia que, segundo ela, confirmam que o IFSC está no caminho certo e que a cidade pode se orgulhar e esperar ainda mais da instituição. “Posso confirmar isso em cada jovem que nos agradece por ter conseguido um emprego devido à qualificação realizada no IFSC. A cada novo aluno que chega cheio de sonhos e que nos emociona em sua formatura com palavras de gratidão e reconhecimento. A cada mulher que antes se sentia à margem da sociedade e que consegue sua independência por meio dos nosso projetos. A cada homem que se achava velho demais para estudar e expõe suas conquistas em redes sociais com a emoção do sonho realizado”, completa.

IFSC transformador

homenagem-raquel3“Essa homenagem representa o orgulho daqueles cidadãos que tiveram acesso e conseguiram terminar um curso técnico ou qualificação no IFSC. Pessoas que não teriam essa oportunidade de outra forma, senão gratuita. Você, Raquel, está indo embora, mas deixa o IFSC vigoroso, uma instituição necessária e oportuna para a emancipação das pessoas e para a produção do conhecimento”, afirma o Vereador Professor Domingos (PT).

Na mesma linha, os vereadores Eloi Bassin (Pros), Marcius Machado (PR) e Gerson dos Santos (PMDB) agradeceram o empenho e o trabalho da diretora à frente da instituição e reconheceram o IFSC como agente importante para melhoria de vida das pessoas na cidade. “Uma das saídas para o desenvolvimento de Lages é o ensino superior, e nisso o IFSC é um marco, com a sua qualidade e excelência. Um grande presente que você (Raquel) e sua equipe deixam para Lages são os dois cursos de graduação”, disse Marcius. “Hoje temos a certeza que o IFSC está transformando a vida das pessoas. É isso que esta casa defende e é nisso que acreditamos”, completa Gerson.

Transição

Na sessão, esteve presente o atual Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC Lages, Thiago Meneghel, que irá assumir a direção-geral no ano que vem. Na oportunidade, ressaltou o grande trabalho da atual diretora na instituição. A a região serrana é a que tem os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Para ele, a transformação que essa região precisa só é possível através da educação.

homenagem-raquel4“Essa transformação já começou de forma específica lá no Câmpus Lages. Temos sete cursos técnicos, dois superiores, tendo o curso de engenharia mecânica obtido mais de 55 candidatos por vaga no último processo seletivo. A região precisa de educação pública e de qualidade, pois temos uma quantidade grande de pessoas que não têm condições de fazer uma faculdade privada. E um Instituto Federal, que oferta cursos gratuitos e ainda promove bolsas aos alunos, vai transformar a realidade da região e isso é fruto de um trabalho liderado pela Raquel”, afirma. “Se nada for feito, vamos passar o resto do tempo olhando pro litoral, para o oeste e pensando o que foi que nós não fizemos”, completa.

Thiago também lembrou do desafio que terá a partir de fevereiro, com a missão de manter o trabalho realizado até então. “Assumirei a direção com grande responsabilidade, pois depois de um grande trabalho não é fácil ser o sucessor. Hoje, estou aqui para agradecer a Raquel, em nome dos servidores, dos alunos e todos aquele que tiveram suas vidas transformadas pelo esforço conduzido por ela”, finaliza.

Fotos: Elisandra Pandini (Câmara dos Vereadores)

Tags: