Trabalho de Gestão Hospitalar enfatiza importância da coleta seletiva

9. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

coleta seletiva 9Quase todo mundo sabe da importância da separação do lixo e da coleta seletiva. O problema é que, nem sempre, este conhecimento se estende para a prática. Para reforçar os conceitos e as ações, os alunos do 6º módulo do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar focaram na coleta seletiva no IFSC para realizar um trabalho conjunto para as disciplinas de descarte de resíduos e de liderança, ministradas pelas professoras Suelen Saraiva e Francis Gonçaves, respectivamente, e divulgar o programa IFSC Sustentável.

O trabalho foi realizado em duas etapas. Na primeira, os alunos realizaram uma capacitação com os funcionários terceirizados que atuam na limpeza do Câmpus Joinville, reforçando a importância do seu trabalho para a instituição e passando informações sobre os tipos de resíduos gerados e a destinação do lixo.

coleta seletiva 6Juliana Fernandes Neves, que trabalha há quatro meses no câmpus, passou a dar mais importância para a separação do lixo depois da atividade. “A reciclagem é muito importante para o meio ambiente”, destaca. O problema, segundo ela, é que muita gente joga o lixo fora sem dar atenção ao que está fazendo e acaba depositando os resíduos nas lixeiras erradas, dificultando o trabalho de separação.

Vale lembrar que a empresa terceirizada já providenciou sacos de lixo de cor diferente para facilitar a divisão. Os sacos pretos continuam para o lixo sujo e resíduos orgânicos e os sacos verdes são destinados aos recicláveis.

Na sequência do trabalho, os alunos organizaram uma palestra para os demais alunos do curso de Gestão Hospitalar com a engenheira ambiental Danieli Tamanini de Farias, que mostrou a realidade ambiental atualmente e às consequências para a humanidade se não houver mudança de comportamentos. Danieli lembrou que cada um pode contribuir com a preservação ambiental a partir da sua casa, da sua família e do seu local de trabalho.

Relação entre as cores das lixeiras e o tipo de lixo

coletaseletivaAzul – papel/papelão
Amarelo – metal
Verde – vidro