Alunos do Câmpus Criciúma fazem lançamento de foguetes

11. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

visita_finlandeses_IFSCCom garrafas PET e muita criatividade, os alunos do primeiro módulo do curso técnico integrado em Edificações do Câmpus Criciúma tiveram que testar na prática as noções de Física que aprenderam em sala de aula. Eles produziram foguetes e, com o auxílio de um compressor de ar, tiveram que cumprir o desafio de lançá-los a uma distância de 50 metros para que acertassem um alvo demarcado no gramado do Câmpus. “Com os foguetes, os alunos estão colocando em prática conceitos da Física como a terceira Lei de Newton de ação e reação”, explica o professor Orlando Gonelli, um dos organizadores da atividade.

Além da performance dos foguetes, valia nota também a organização da equipe, a aerodinâmica e arte visual dos foguetes. “O lançamento de foguetes é uma atividade lúdica que complementa a teoria vista em sala de aula e isso tende a despertar ainda mais o interesse dos alunos pelas ciências”, avalia o professor.

falandosobregenero_12_2015 013Paula Martins, do curso técnico em Edificações, é uma das integrantes da equipe Fenix. O foguete que ela ajudou a projetar fez um dos melhores lançamentos. “Eu não vou muito bem em Física, mas estou gostando da atividade. Estamos há uma semana elaborando o foguete e para que ele fizesse um bom percurso, nós deixamos as asas bem alinhadas e colocamos uma ponta no foguete para que ele ficasse estável”.

A atividade foi organizada pelos professores de Física do Câmpus Criciúma Orlando Gonnelli Netto e Evandro da Cunha.