Câmpus Araranguá inaugura quadra poliesportiva

11. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

quadraO Câmpus Araranguá passa a contar com mais um espaço para a prática de esportes. A quadra poliesportiva foi inaugurada no último sábado (5) em cerimônia que contou com a presença da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider. Para inaugurar o espaço, o Câmpus organizou os Jogos de Integração, evento que reúne alunos, servidores e familiares para praticar esportes.“Este é um momento muito esperado pelo Câmpus e por toda a comunidade de Araranguá. Entendemos que a quadra será um espaço importante não só para as aulas de Educação Física, mas para a educação como um todo. Porque ela será um espaço de convivência, lazer e confraternização”, afirma a diretora-geral do Câmpus Araranguá, Mirtes Lia Barbosa.

quadra1A obra tem mais de 1.300 m2 e conta com uma completa infraestrutura com vestiários, salas de aula, depósito, plataforma elevatória para cadeirantes, cozinha com churrasqueira e terá capacidade para 240 pessoas na arquibancada. O que representa um investimento de mais de R$ 2 milhões.

quadra2A obra contribuirá diretamente com a melhoria da infraestrutura do Câmpus, principalmente, para as aulas de Educação Física. “Nós emprestávamos alguns espaços da prefeitura para realizar as aulas. Mas para levar os alunos, precisávamos utilizar o ônibus do Câmpus e isso demandava tempo e dinheiro. Às vezes, perdíamos 30 minutos só com o deslocamento dos alunos”, explica o professor de Educação Física do Câmpus Araranguá Mateus Colares.

quadra3Com a quadra, o professor explica que os treinamentos poderão ser intensificados e que a tendência é que o Câmpus se destaque também em mais modalidades esportivas. “Nós já somos referência na prática de vôlei tanto de quadra quanto de areia, mas entendo que com a nova quadra os alunos terão mais tempo e espaço para se preparar mais para as competições como o JIFSC”.
Para dar conta da demanda crescente por mais práticas esportivas, a direção do Câmpus trabalha com o planejamento de estabalecer novas parcerias. “Nós pretendemos firmar acordos com instituições de ensino da região para que possamos ter estagiários de Educação Física atuando no Câmpus”, afirma Mirtes Barbosa.
quadra4A diretora explica que a procura pelo espaço já é bastante alta. “A agenda para reservas está cheia. A proposta é que tanto os servidores quanto os alunos possam utilizá-la para praticar esportes, inclusive fora do horário de aula ou do expediente. Faremos também o empréstimo do espaço via termo de colaboração técnica, como já vem sendo feito com o auditório, para que instituições públicas também possam utilizá-lo.”

A infraestrutura para a prática de esportes melhorará ainda mais em 2016 quando será inaugurado um campo de futebol no Câmpus. “A prefeitura cedeu a terraplanagem do terreno e isso viabilizará a construção do campo de futebol. O que irá contribuir ainda mais para a infraestrutura do Câmpus que passará a contar em 2016 com a quadra poliesportiva, a quadra de vôlei de areia e o campo de futebol”, afirma a diretora.