Alunos do IFSC são destaque na Olimpíada Catarinense de Química

16. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Joinville, Matérias

Onze alunos do curso técnico em Química do Câmpus Florianópolis e um aluno do Câmpus Joinville destacaram-se na Olimpíada Catarinense de Química 2015, realizada em duas etapas ao longo do ano. A cerimônia de premiação foi realizada na Unisul de Tubarão, no dia 2 de dezembro.

ocq_lucasdegangLucas Degang (na foto, com as professoras) foi o melhor colocado em todo o Estado na Modalidade B (terceiro ano do Ensino Médio). Ele obteve uma medalha de bronze, pois o nível da prova foi tão alto que não houve medalhas de ouro, nem de prata). Os 40 alunos mais bem classificados na Modalidade A participarão da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), em agosto de 2016.

Além dos resultados individuais, o Câmpus Florianópolis recebeu o troféu de segundo lugar entre todas as escolas participantes em Santa Catarina – a única escola pública entre as três primeiras colocadas. “Essa é a nossa terceira participação no evento. Em 2012, ficamos em terceiro lugar no Estado, estamos evoluindo. Esse resultado é reflexo do empenho dos nossos alunos e do comprometimento do nosso corpo docentes. Estamos muito orgulhosos de todos”, afirmou a coordenadora do curso, professora Berenice da Silva Junkes que, junto com a professora Claudia Lira, acompanharam os alunos na premiação.

A Olimpíada Catarinense de Química é realizada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) em parceria com o Conselho Regional de Química (CRQ XII); Sociedade Brasileira de Química (SBQ); e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SED/SC), da Unidade de Gestão Acadêmica “Construção, Produção e Agroindústria” através dos Cursos de Licenciatura em Química, Engenharia Química, Química Industrial e da Gerência de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisul.

Confira os alunos do IFSC premiados com medalhas e menções honrosas:

Modalidade A (1º e 2º anos – não houve medalhas de ouro)
Maria Luiza Coutinho – medalha de prata
Jeane Bachi Ferreira – medalha de bronze Johnatan Barreto de Oliveira – medalha de bronze
Alexsander Rodrigo Vieira de Oliveira – medalha de bronze
Johnatan Barreto de Oliveira – medalha de bronze
Luan Gabriel Baumgarten – menção honrosa
Lucas Xavier Neves – menção honrosa
Lucas Mendes de Souza – menção honrosa
Nathan Damann (Câmpus Joinville) – menção honrosa

Modalidade B (3º ano – não houve medalhas de ouro, nem de prata)
Lucas Degang – medalha de bronze