Projeto de extensão do Câmpus Criciúma promove debates sobre gênero

16. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

falandosobregenero2O horário do almoço às quintas-feiras no Câmpus Criciúma tem sido de intensos debates sobre feminismo, violência contra a mulher e empoderamento feminino. O projeto de extensão “Falando sobre gênero e sexualidade na escola” traz toda semana temas para serem discutidos com alunos e servidores. Nesta quinta-feira (17), o tema das discussões será o empoderamento feminino e contará com a participação do coletivo feminista Antonieta de Barros, que é organizado por alunos e professores da Unesc. “A ideia do projeto surgiu de uma necessidade dos alunos em debater questões de gênero, um tema que ainda é pouco abordado em sala de aula”, explica a professora Milena Brandão, coordenadora do projeto.

Os encontros vêm sendo realizados desde o mês de outubro e um dos mais procurados foi o que discutiu os trabalhos da escritora francesa Simone de Beauvoir. “Logo após a prova do Enem, nós escolhemos debater o tema da violência contra a mulher e a importância dos trabalhos da Simone de Beauvoir. Esse foi o encontro mais procurado, porque mesmo os alunos que pouco se interessavam pelo feminismo ou pelas questões de gênero, começaram a se preocupar com o tema porque viram que isso cai no Enem e no vestibular”, explica a bolsista do projeto, a aluna Talita Casagrande.

falandosobregeneroAs escolhas dos temas dos debates são feitas em conjunto entre a professora orientadora, a bolsita e o aluno Felipe D’Ávila, que é voluntário do projeto. “Nós procuramos trazer para dicussão temas da atualidade. Eu estou sempre pesquisando sites e dados como o mapa da violência contra a mulher no Brasil, pesquisas da ONU e tenho participado de coletivos feministas. É muito importante que o IFSC faça essas discussões para não se tornar uma escola machista ou apenas tecnicista”, explica a bolsista do projeto.

Talita conta que as discussões têm sido bastante esclarecedoras e que já é possível observar uma mudança de comportamento dos alunos. “Muitos tinham uma visão bastante distorcida sobre as questões de gênero e do movimento LGBT até por uma falta de informação sobre o tema. Hoje eu percebo em sala de aula que os alunos estão lidando com muito mais naturalidade sobre a questão da homossexualidade. Ela já não é mais motivo de piadas como era antes.”

Além das discussões promovidas no Câmpus Criciúma, os materiais de pesquisa utilizados no projeto também serão utilizados em outros câmpus do IFSC. “Esses dias eu vi que o câmpus Chapecó iria propor uma discussão sobre o feminismo e eu entrei em contato para ver se eles queriam utilizar o material que eu já havia preparado e eles demonstraram interesse. Nós temos a ideia de formar coletivos e seria muito importante que essas discussões também ocorressem em outros câmpus.”

A proposta da professora e da bolsista é que, mesmo após o fim do projeto de extensão, as discussões continuem. “Nós estamos nos programando para atividades para o ano de 2016. Está prevista para fevereiro uma palestra sobre gênero com um antropólogo”, explica a coordenadora do projeto.

falandosobregenero3Além da professora Milena Brandão, o projeto de extensão conta com o apoio dos professores Carla Scapini, Tatiane Scoz, da pedagoga Julia Clasen, da assistente social Olaine Morona e do psicólogo Matheus Bocardi.

Programe-se:
Debate 17/12