Semana de Sistemas de Energia marca os 10 anos do curso com motivação a alunos

17. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

edsonsilvaA Semana de Sistemas de Energia, realizada em comemoração aos 10 anos do curso do Câmpus Florianópolis, teve uma ótima repercussão entre alunos e profissionais do mercado. “Foi uma grande oportunidade para os nossos alunos tirarem dúvidas, mostramos que a área de sistemas de energia é muito bacana e promissora”, avalia o coordenador do curso, Fabrício Takigawa. O evento foi realizado de 2 a 4 de dezembro, em Florianópolis.

Segundo o professor, durante esta década de existência, o curso já havia promovido alguns ciclos de palestras, mas sempre eventos menores. Este nos trouxe uma grande repercussão e agora estamos incentivando os alunos, que se animaram com a ideia, a reabrir o Centro Acadêmico para que eles possam nos ajudar na organização de mais eventos do tipo”, disse Takigawa.

Para o diretor-geral do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, eventos acadêmicos como o realizado pelo curso de Sistemas de Energia são uma grande oportunidade. “É a chance de extrapolar a sala de aula e poder trazer experiências e vivências”. Já a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider lembrou que há muito o que se comemorar nestes 10 anos. “Foram 10 anos em que vivenciamos muitas coisas, não apenas para ter o reconhecimento formal, mas o reconhecimento da comunidade acadêmica e do mercado”, disse.

O professor Rubipiara Fernandes, um dos responsáveis pela ‘fundação’ do curso, disse que um dos maiores orgulhos é o senso de equipe dos responsáveis pela graduação em Sistemas de Energia do IFSC. “Sempre que alguém toma uma decisão, todo mundo joga junto”, afirmou o professor, durante a palestra que fez na abertura do evento, em que apresentou um panorama geral do curso, desde o processo de abertura até atualmente. Outro “fundador” palestrante foi Marco Juliatto, professor atualmente cedido a Brasília. “Na época, a gente olhava o mercado e via que os profissionais com conhecimento na área estavam por sair, já eram profissionais mais velhos – sendo que estava havendo todo o redesenho do sistema elétrico nacional. E lembramos que o curso era inicialmente chamado de Gestão de Sistemas de Energia, porque além da parte técnica, sempre tivemos forte o viès de gestão, mas foi preciso tirar a palavra gestão por questões burocráticas de classificação do curso”, lembra Juliatto.

A principal palestra da abertura foi com o diretor da Tractebel Energia, Edson Luiz da Silva (foto), com o tema “Setor Elétrico Brasileiro: presente e futuro”. Sobre o curso do IFSC, Silva foi enfático. “Esse curso foi mais do que bem-vindo. Veio suprir uma necessidade do mercado, de formar profissionais não só teóricos, mas com ênfase na prática. Vemos que os estudantes do IFSC saem com uma educação de alto nível e esperamos que, após 10 anos, o curso ainda tenha muito a crescer. O futuro do sistema elétrico do país terá muitas mudanças e desafios nos próximos anos”, avaliou.

Tags: