Alunos apresentam resultados de pesquisas na 2ª Mostra de Ensino, Ciência, Tecnologia e Cultura do Câmpus Criciúma

22. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

mostraAs portas do Câmpus Criciúma estiveram abertas ao longo deste sábado (19) para receber alunos, pais e comunidade externa para a 2ª edição da Mostra de Ensino, Ciência, Tecnologia e Cultura. O evento reúne pesquisas e trabalhos realizados ao longo de 2015 nas disciplinas de formação geral e técnica do Câmpus Criciúma.

Os alunos do primeiro ano do curso técnico integrado em Edificações promoveram uma aula de trigonometria ao ar livre. Eles construíram um círculo com barbantes e orientavam os visitantes a como identificar, por exemplo, o seno, o cosseno e a tangente. “Os alunos de Edificações precisam trabalhar o tempo todo com trigonometria e essa é uma forma didática de fazer com que eles aprendam esses conceitos. Ao invés de apenas decorar os valores da tabela, através do círculo trigonométrico, eles conseguem entender como se chega a esses valores”, explica a professora Marleide Coan, orientadora da atividade.
mostra1

Quem passou pela Mostra teve também uma aula sobre os riscos da eletricidade. Com maquetes e pequenas experiências, os alunos do curso técnico integrado em Mecatrônica e de Edificações mostravam o que pode acontecer quando alguém se abriga em baixo de um guarda-sol na praia em caso de uma descarga elétrica ou se estiver ao telefone conectado à tomada. “Em 2014, foram mais de 620 mortes no Brasil registradas por conta de choques elétricos. A maior parte dos acidentes acontece dentro de casa, 23% em acidentes relacionados com choques por conta do mau uso de eletrodomésticos, 22% por conta de chuveiros elétricos e 20% relacionados à troca de lâmpadas. Isso representa um aumento de 17% em comparação com o ano anterior”, explica a aluna Érica Zisino, do curso técnico integrado em Mecatrônica.
mostra2

Na Mostra, os alunos do curso técnico integrado em Edificações apresentaram uma série de soluções sustentáveis para a construção civil. O telhado verde, por exemplo, serve como um isolante termo-acústico, o que permite reduzir o consumo de energia. “A forma mais eficiente de se pensar em um telhado verde é planejá-lo junto com a obra, porque ele é muito pesado e a estrutura tem que ser pensada para isso. A estimativa é que se gaste em média de R$ 100,00 a R$ 200,00 por metro quadrado para a instalação do telhado verde”, explica Bruna Mendes.

As alunas Camila Pizzetti e Eduarda Bortolon do curso técnico integrado em Edificações mostravam, através do programa Sketchup, a imagem em 3D de projetos arquitetônicos. “Isso permite que o cliente tenha uma visão mais clara de como ficará o projeto, mesmo antes de começar a obra”, explica Eduarda Bortolon.

Os alunos do curso técnico e os de engenharia Mecatrônica apresentaram um projeto de transformação do óleo de cozinha em biodiesel. “Nós estamos estudando questões referentes à temperatura, quantidade de catalisador e de tempo necessário para todo esse processo. Nós calculamos que o custo para produzir esse biodiesel é de R$ 0,90 o litro”, explica a aluna do curso de engenharia Mecatrônica Karen Santos.
mostra3

A Mostra foi marcada ainda por uma série de apresentações culturais como a de dança árabe, que foi coordenada pela professora Joice Jerônimo, e a performance Amarração, que é organizada pelo Coletivo Zumbi e coordenada pela professora Milena Brandão.

IFSC+Ativo

Sábado também foi dia de praticar atividades físicas. O projeto de extensão IFSC+ Ativo promoveu uma série de jogos na quadra de esportes do Câmpus como partidas de xadrez, vôlei e aulas demonstração de muay thay.