Alunos e servidores do Câmpus São José entregam doações em lar de idosos

23. dezembro 2015 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

Na segunda-feira, dia 21, servidores e alunos do IFSC fizeram a entrega de kits de Natal, montados com doações recebidas também de servidores e estudantes da instituição, aos moradores do Lar dos Velhinhos de Zulma, em São José. A ação faz parte do projeto de extensão “Bem-estar e qualidade de vida na terceira idade: oficinas educativas para idosos”, do Câmpus São José, e marcou o encerramento do projeto. A visita dos alunos e entrega dos kits foi acompanhada de música, dança e bate-papo, o que ajudou a alegrar o fim de ano dos 34 idosos que vivem no asilo.

Os kits foram entregues por estudantes da quarta fase do curso técnico integrado em Refrigeração e Climatização, indicados pela coordenadora do curso, que chegaram ao lar tocando música e animando os idosos. Os 28 alunos da turma foram também responsáveis por arrecadar as doações no Câmpus São José, incluindo toalhas, fraldas, alimentos e utensílios de higiene pessoal.

No dia da entrega dos kits, alguns estudantes emocionaram-se chegaram a chorar. “Estamos muito felizes por termos sido indicados e poder estar aqui. Valeu a pena”, diz Angell de Souza, de 17 anos. “Essa ação atende a proposta do IFSC de formar não só técnicos, mas cidadãos”, completa Nicolas Santos Nunes, 16 anos.

Não só os kits agradaram aos moradores do lar, mas também a presença dos alunos e servidores do IFSC. “Essas visitas são sempre legais. O que eu mais gosto é quando tem música”, diz Wanda Ramos, 67 anos, há dois meses vivendo no Lar de Zulma.

As visitas não são raras no local e, para Leo Douglas Gemelli de Rezende, 80 anos, também há dois meses morador do Lar de Zulma, o mais importante não são as doações, mas o tempo que os visitantes destinam a dar atenção aos idosos. “O que mais gosto são as conversas e de conhecer as pessoas”, afirma.

O Lar de Zulma foi fundado em 1959, fica no bairro Campinas (Av. Irineu Bornhausen, 119) e atende principalmente a idosos asilados por determinação judicial – vítimas de abandono e de maus-tratos. O lar recebe boa quantidade de doações, segundo a administradora da instituição, Michela Fernandes, e o que os moradores mais gostam é de ter visitantes no local.

“Algumas pessoas ligam e perguntam o que podem doar. Digo para que venham conversar com os idosos. Eles gostam. O convívio social é muito importante para eles e quem vem de fora sempre traz novidades”, avalia Michela. As visitas podem ser feitas todos os dias, das 15h às 17h.

O projeto

O nome do projeto “Bem-estar e qualidade de vida na terceira idade: oficinas educativas para idosos”, apoiado por edital interno do IFSC de fomento à extensão, deixa claro quais são seus focos: promover atividades educativas e o bem-estar dos idosos. As ações desenvolvidas uma vez por semana tiveram como objetivo promover momentos lúdicos, melhorar a autoestima dos idosos e o conhecimento deles sobre o grupo. Essas atividades trabalharam a memória, percepção, coordenação motora, reflexos e a importância do grupo e da amizade.

A coordenadora do projeto, Graciane Daniela Sebrão, estudou sobre educação na terceira idade para escrever a proposta e ainda teve que aprender mais sobre o grupo dos asilados, que é mais específico. “Eu já conhecia o Lar de Zulma e, assim que os procurei, eles se interessaram pelo projeto”, conta Graciane, que é pedagoga do Câmpus São José. O projeto começou em novembro e terminou em dezembro, mas foi reinscrito para concorrer a apoio de edital interno para 2016.

Além de Graciane, trabalharam no projeto a bolsista Ana Maria da Rosa, aluna do curso de licenciatura em Química, e a pedagoga Adriana de Oliveira, bolsista externa. Para Adriane, o projeto “buscou meios para as pessoas serem felizes aprendendo a se amar e a amar o próximo”. Segundo ela, o conhecimento da terceira idade pode transformar gerações e, por isso, o projeto é importante. Ana Maria, de 18 anos, concorda: “A gente aprende muito com eles”, afirma.

Assista reportagem da IFSC TV sobre a doação dos kits de Natal no Lar de Zulma.