IFSC lança anuário estatístico 2016

1. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias
Uma das novidades deste ano é o formato de apresentação do Anuário, que agora pode ser conferido em uma ferramenta on-line.

A Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas (Deia) disponibilizou, nesta segunda-feira (01), o Anuário Estatístico 2016 (ano base 2015). A publicação apresenta um raio-x da instituição, trazendo dados dos alunos e servidores. Entre as novidades desta quarta edição, estão o formato de apresentação dos dados, agora em uma ferramenta on-line, e os dados dos servidores técnicos administrativos.

De acordo com o diretor da Deia, Gustavo Henrique Moraes, a elaboração do anuário vem sendo aprimorada a cada ano e novos recursos e dados vão sendo incorporados ao processo. “A publicação deste ano está mais interativa, dinâmica e completa”, destaca. O Anuário está organizado em quatro grande grupos de informações: dados dos alunos, informações socioeconômicas dos alunos ingressantes, perfil dos docentes e perfil dos técnicos administrativos.

arte_anuario_ifsc_2016Como uma alternativa às planilhas utilizadas no ano passado, a equipe da Deia buscou um software com versão gratuita, o Tableau Public, programa para criação, edição e visualização de dados. Assim, está bem mais fácil visualizar as informações, além de ser possível fazer inúmeros filtros, personalizando os dados conforme o interesse da pesquisa.

Desde outubro de 2015, os servidores da Diretoria estão envolvidos nesse projeto. “Não é um trabalho fácil, pois temos uma dificuldade na obtenção dos dados diante da existência de inúmeras bases e na divergência de informações entre elas”, explica Gustavo. Para conseguir traçar o perfil inédito dos técnicos administrativos, por exemplo, a equipe da Deia precisou confrontar o relatório do SIAPE com dados específicos da folha de pagamento de mais de 500 servidores. Os números apresentados no Anuário não são extraídos, diretamente, dos sistemas de informação do IFSC, mas assim são obtidos por meio de uma coleta censitária coordenada pela Deia em articulação com a Rede de Registros Acadêmicos; os chefes dos Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão; o Departamento de Ingresso; a Diretoria de Gestão de Pessoas e as coordenadorias do Pronatec.

-> Veja abaixo os principais dados apresentados no Anuário 2016:

• Matrículas: 32.070
  • Cursos: 643
  • Ingressantes: 17.191
  • Concluintes: 7.161
  • Vagas abertas: 27.398
  • Inscritos: 55.741
  • Docentes:1.272
  • Técnicos Administrativos: 1.080

Curiosidades

• Comparando os números de matrículas de 2015 e 2014, houve um decréscimo de 4,5%. Mas, ao se analisar apenas as matrículas de cursos com recursos orçamentários (excluindo Pronatec, UAB e eTec), houve um aumento de 14,29%;
  • 51,59 % dos alunos ingressantes em 2015 são do sexo feminino; em relação aos servidores, 61,79% dos docentes são do sexo masculino e 55,19% dos TAEs são do sexo feminino;
  • Os cursos com maior número de matrículas em 2016 foram os técnicos (41%) e os de Formação inicial e continuada (41%);
  • Os cursos de bacharelado foram os que tiveram o maior aumento no número de matrículas em comparação ao ano anterior, com 54% mais matrículas do que em 2014;
  • O eixo tecnológico com o maior número de matrículas é o de Controle e Processos Industriais e, em segundo lugar, vem o eixo de Desenvolvimento Educacional;
  • 27% dos alunos ingressantes em 2015 já haviam feito algum outro curso no IFSC.

Clique aqui para acessar o Anuário Estatístico 2016. Também estão disponíveis no Portal do IFSC os anuários anteriores.

Tags: , ,