Novos gestores tomam posse nos câmpus

1. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Gestão, Matérias
SONY DSC

Nova equipe gestora do câmpus foi empossada nesta segunda-feira.

Nesta segunda-feira (01), começaram as solenidades de posse dos novos diretores-gerais eleitos em 19 câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O primeiro câmpus a ter seu novo gestor empossado foi o de São José. Assumiram a direção os servidores Saul Silva Caetano (diretor-geral), Marcelo Eduardo de Oliveira (chefe do Departamento de Administração) e Antonio Galdino da Costa (chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão).

Em discurso de posse, o novo diretor destacou a importância da participação das pessoas.

Em discurso de posse, o novo diretor destacou a importância da participação das pessoas.

Em seu discurso de posse,o novo diretor-geral destacou que o foco principal de sua gestão é o ensino. “Nosso trabalho será pautado pelo ensino público, gratuito e de qualidade”, afirmou Saul. Além disso, enfatizou a importância da participação das pessoas no processo. “Entendemos a gestão como coletiva e participativa e nossa missão é garantir que haja espaço para isso”, ressaltou.

Solenidade foi realizada no mini-auditório do câmpus.

Solenidade foi realizada no mini-auditório do câmpus.

Na solenidade, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, antecipou dois grandes desafios que a instituição enfrentará nos próximos anos: a restrição orçamentárias e a permanência e o êxito dos estudantes. Além disso, destacou a importância do trabalho articulado entre os câmpus e a Reitoria. “Essa articulação é fundamental para que a instituição seja forte e para que possamos enfrentar esses desafios e superar as dificuldades”, disse.

A cerimônia de posse da nova equipe gestora do Câmpus São José foi realizada na manhã desta segunda-feira no mini-auditório do câmpus, já que o auditório está em reformas. O professor Saul assume no lugar do professor Marcílio Lourenço da Cunho e tem um mandato de quatro anos.

Sobre o novo diretor

A chapa da professor Saul foi a única inscrita no processo eleitoral do ano passado. O professor obteve um Índice de Votação (IV) de 50,29 e foi eleito o novo diretor-geral.

Saul é professor do Câmpus São José desde 1992, possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela UFSC e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2012). Atuou como professor nos cursos técnicos e de graduação da área de Telecomunicações e no curso de licenciatura em Ciências da Natureza, Habilitação em Química. Participou da elaboração dos currículos de cursos técnicos e de graduação. Trabalhou na coordenadoria de Telecomunicações e atuou como representante dos professores em vários órgãos colegiados como o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Colegiado da Comunidade Escolar e Colegiados de Curso. Em conjunto com professores e estudantes da área de Telecomunicações, atuou em atividades de pesquisa e extensão relacionadas com sua área profissional e o ensino tecnológico.

Para acessar o plano de gestão completo do diretor recém-empossado, clique aqui.

Câmpus Palhoça Bilíngue

campus_palhoca7

Elanir, Carmen, Paulo, Maria Clara e Vilmar, na cerimônia de posse.

A posse da nova equipe gestora do Câmpus Palhoça Bilíngue foi realizada na tarde desta segunda-feira (01). A professora Carmem Cristina Beck assumiu a direção-geral do Câmpus. O novo chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão é o professor Paulo Cesar Machado e a chefe do Departamento de Administração, a técnica-administrativa Elanir da Rosa.

campus_palhoca2

Professor Vilmar Silva entregou o cargo à nova diretora.

O professor Vilmar Silva deixou o cargo de diretor-geral. Em seu discurso de despedida, agradeceu o apoio dos servidores, trabalhadores terceirizados e alunos que contribuíram para a implantação do câmpus. “Quero agradecer a todos que acreditaram nessa política educacional de inclusão do surdo”, destacou. Vilmar também destacou o apoio das entidades de surdos e da prefeitura de Palhoça na implantação do câmpus. O professor aposentou-se após encerrar seu mandato como primeiro diretor do Câmpus Palhoça Bilíngue.

A nova diretora é professora do câmpus desde 2010. Ela destacou que sua gestão terá o desafio de finalizar o processo de implantação do câmpus, “o que vai exigir o comprometimento de todos”. Segundo a reitora Maria Clara, “o Câmpus Palhoça Bilíngue é um marco na educação do Brasil, com o ensino bilíngue”.

Além da reitora Maria Clara Kaschny Schneider e da pró-reitora de Extensão e Relações Externas, Maria Cláudia de Almeida Castro, estiveram presentes representantes de entidades: a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rosemeri Bartucheski; a coordenadora do Centro de Capacitação, Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez, Patrícia Amaral; a presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Sandra Lúcia Amorim; e o presidente da Associação de Surdos de Palhoça, Rui Zuzza, e a secretária de Educação do Município de Palhoça, Shirlei Nobre Scharf.

campus_palhoca5

Carmen atua no Câmpus Palhoça Bilíngue desde 2010.

Sobre a nova diretora

A professora Carmem Cristina Beck tem 20 anos de experiência em sala de aula no ensino básico e técnico. Até assumir a direção-geral, foi coordenadora de pesquisa e pós-graduação, membro do Colegiado e do Conselho de Gestão do Câmpus e titular do Conselho Superior (Consup) do IFSC. Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1991), especialização em Atividade Física e Saúde pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí (2001), mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2007; 2011).

Agenda de posses

Ao longo de todo o mês de fevereiro, todos os diretores-gerais eleitos tomarão posse. Veja abaixo a agenda das solenidades em todo o estado:

04/fev
20h – Florianópolis

11/fev
14h Caçador
19h Canoinhas

12/fev
10h Joinville
14h Jaraguá do Sul – Centro
17h Jaraguá do Sul – Rau (Geraldo Werninghaus)

15/fev
15h Urupema
19h Lages

19/fev
10h Gaspar
15h Itajaí

22/fev
11h Criciúma
15h Araranguá
19h30 Garopaba

23/fev
16h Chapecó
20h Xanxerê

24/fev
14h São Miguel do Oeste

26/fev
17h – Florianópolis-Continente

A cerimônia de posse da reitora Maria Clara, reeleita para o cargo, depende de nomeação da presidente da República.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.