IFSC dá posse a 167 novos servidores

16. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Tomaram posse na segunda-feira, dia 15, 167 novos servidores do IFSC, que vão atuar em todos os 22 câmpus, na Reitoria e no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead). Foram realizadas três cerimônias de posse no auditório da Reitoria, em Florianópolis.

http://www.ifsc.edu.br/images/jornalismo/noticias/2016/fevereiro/posseservidores2016.JPGA reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, deu as boas-vindas aos novos servidores. Ela destacou que todos os que trabalham no Instituto Federal, sejam professores ou técnicos administrativos, são educadores e que a instituição precisa fazer um esforço para continuar seu processo de interiorização. “Esse esforço é necessário para podermos oferecer educação profissional e tecnológica em regiões onde não havia essa possibilidade. Essa instituição transforma vidas pela vocação que tem, de inclusão e de formação”, diz. A reitora explicou, ainda, o funcionamento do IFSC e de seus órgãos colegiados aos novos servidores.

Entre os servidores que tomaram posse, estiveram alguns que já trabalhavam no IFSC e assumiram novos cargos na instituição. Foi o caso de Amilton Luiz Rabello, que, depois de 23 anos atuando como assistente em administração, agora será professor no Cerfead. “Já conheço bem o IFSC e tenho experiência de 10 anos como professor no ensino privado”, comenta Amilton. Ele iniciou na então Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETF-SC) como inspetor de alunos e chegou a ser diretor de Planejamento do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa (Cefet-SC). Ultimamente, trabalhava no Departamento de Orçamento e Finanças da Reitoria. Sua esposa, Luciane Rabello, também é servidora do IFSC.

images/jornalismo/noticias/2016/fevereiro/anapaula.JPGA motivação de Amilton é a mesma de servidores que estão chegando agora na instituição, como Ana Paula Jung, 39 anos, que assume o cargo de pedagoga no Câmpus Palhoça Bilíngue. Gaúcha que mora em Florianópolis há três anos, ela tem 10 anos de experiência na educação pública em Novo Hamburgo (RS) e especialização na área de educação para surdos. “O Câmpus Palhoça Bilíngue é muito conhecido no Brasil e uma referência. Tinha muita vontade de vir trabalhar aqui!”, comemora.

O casal Youssef Parcianello, 30 anos, e Juciane Ferigolo Parcianello, 32 anos, conseguiu algo difícil em um concurso tão disputado: passaram juntos para o Câmpus São Miguel do Oeste. Ambos serão professores – ela, de língua espanhola; ele, de informática. Foi Juciane a responsável pelo fato de o casal fazer o concurso junto. “Sempre tive vontade de trabalhar num Instituto Federal e, então, procurei concursos em IFs para fazer”, conta Juciane, que é natural de Ivorá (RS) e tem formação em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde já atuou como professora temporária.

Marido de Juciane há seis anos, Youssef, natural de São Vicente do Sul (RS) e formado em Sistemas de Informação pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), tem experiência no serviço público como oficial do Exército por oito anos e como servidor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) do governo gaúcho por mais três. Ser professor não estava inicialmente em seus planos, mas motivou-se em estudar para o concurso por causa de sua esposa. “Era algo que ela queria muito e, por isso, me esforcei para conseguir acompanhá-la”, explica. O casal, que morava em Porto Alegre, relata que tinha a intenção de viver em uma cidade do interior, onde há menos preocupação com segurança.

Já Flávio Fernandes, que tomou posse como professor do Câmpus Caçador, vai ficar separado da família por algum tempo. Ele mora em Chapecó e, em um primeiro momento, vai ir e voltar de Caçador (220km de distância) toda a semana. A esposa, Dianes, está grávida e, até a pequena Emanuelle nascer, continuará morando em Chapecó com os filhos Tiago e Lucas.

Flávio é docente há 12 anos e já atuou no Câmpus Chapecó como professor temporário. Também já trabalhou em escolas do municipais, estaduais, particulares e no ensino superior. Ingressar no IFSC, para ele, foi a realização de um sonho. “A minha expectativa é muito boa. Faço provas de concurso há alguns anos e esse é um grande objetivo profissional alcançado.”

Os novos servidores têm até 15 dias para entrar em exercício sem seus locais de lotação. Veja fotos das cerimônias de posse na página do IFSC no Facebook.