Grupo de Pesquisa Mulheres Mil avaliará impacto do programa

19. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Matérias

O IFSC participa do grupo de pesquisa Mulheres Mil parceria Brasil/Canadá (Grupo Interinstitucional de Estudos em Educação e Inovação) e foi o primeiro a aplicar o projeto piloto para levantamento dos dados. Os dois países atuam em cooperação técnica e pretendem investigar o impacto do programa federal de 2011 a 2013. O Canadá tem um programa semelhante e auxiliou na implantação do Mulheres Mil no Brasil. O grupo tem por objetivo criar um instrumento de avaliação desta política social para verificar como o programa impactou a vida das mulheres, se ajudou a gerar renda e o que influenciou na vida delas.

A assistente social do IFSC, Ania Tamilis da Silva Witt, participa do grupo e explica que durante a pesquisa a ser realizada em todo território brasileiro serão entrevistadas mulheres que frequentaram aulas do programa, professores, gestoras locais e representantes das comunidades. Como representante da região Sul, Ania coordenou aplicação em Santa Catarina do projeto piloto da pesquisa já executado em 2015 também nas demais regiões do país. A etapa seguinte iniciou em dezembro de 2015, com a aplicação da pesquisa com as egressas. Para esta etapa do processo foram sorteadas 30 mulheres com perfil previsto para responderem às questões da pesquisa, entre o IFSC e IFC.

A partir do trabalho de coordenação dos programas de extensão Mulheres Mil e Mulheres Sim do IFSC, Ania elaborou projeto de mestrado para pesquisar o empreendedorismo de mulheres. O projeto foi aprovado no mestrado profissionalizante de Administração Universitária, da UFSC, cujas aulas iniciam em março. Para Ania, continuar os estudos é uma oportunidade de também qualificar as ações no trabalho do Instituto, pois é um momento de reflexão sobre a prática cotidiana.

Tags: ,