Começam as aulas dos cursos técnicos integrados no Câmpus Canoinhas

26. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

integrados1As aulas do primeiro semestre de 2016 começaram com mais “agito” no Câmpus Canoinhas, nesta quinta-feira (25), com a chegada dos alunos das duas primeiras turmas dos cursos técnicos integrados. Com idade média de 15 anos e muita animação, os novatos são os primeiros a fazer o ensino médio junto com o ensino técnico no IFSC em Canoinhas.

integrados2De manhã, os alunos foram recepcionados no Auditório para apresentação da direção, coordenação pedagógica, professores e demais servidores que vão trabalhar diretamente com eles. Além de dar as boas-vindas e ressaltar a alegria de todos com a implantação dos cursos integrados, a equipe falou sobre a estrutura do Câmpus e o funcionamento dos cursos.

Os primeiros cursos nesta nova modalidade no Câmpus Canoinhas são de Alimentos e Edificações, com 40 vagas cada um. O período de duração é de três anos, com aulas no período da manhã e, três vezes por semana, à tarde. A novidade faz parte da meta de fortalecimento e expansão do IFSC na região do Planalto Norte catarinense, atendendo às demandas da comunidade.

Esforço compensado

integrados3Dentre os calouros do integrado, destaque para um grupo de amigos que batalhou junto para ingressar no IFSC. Os colegas de sala da Escola Municipal Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho se mobilizaram para estudar o máximo possível para o exame de classificação. Eles contam que conversaram com a equipe pedagógica e com os professores para adiantar as matérias que iriam cair na prova do IFSC e conseguiram um novo planejamento. Fora de sala de aula, o esforço também foi intensificado com grupos de estudos entre os vizinhos e empréstimo dos livros recomendados no edital do exame de classificação.

integrados4O grupo só se dividiu na hora da escolha do curso. Laura Antonia de Souza, Cintia Helena Cardoso e Adriane Venâncio Nunes Rolim optaram pelo curso de Alimentos. Em comum, elas têm a vontade de participar de uma experiência nova e de conhecer melhor a área para, então, decidirem o futuro profissional. “O certo é que nosso esforço valeu a pena e que estamos no IFSC, que é muito conhecido pela qualidade do ensino”, afirma Cintia.

integrados5Do outro lado, estão Gustavo Gabriel Hoffmann, Camila Aparecida Müller e Marco Antonio Cardoso, que são apaixonados pela área e se decidiram pelo curso de Edificações já de olho na faculdade de Engenharia Civil. “O IFSC é uma porta de entrada para a faculdade”, comenta Gustavo, que elogia a excelência, o suporte e a qualidade do Instituto. “Onde mais conseguiríamos estudar com tantos professores mestres e doutores?”