Estudantes levam arte para as ruas de Jaraguá do Sul

26. fevereiro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jar_correiodopovo_expo_larissaQual o seu envolvimento com a cidade? Você presta atenção nas pequenas coisas enquanto caminha no calçadão? E, aliás, já pensou no porquê da pressa ao se deslocar? São questionamentos como esses que os estudantes do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul esperam gerar nas pessoas que circularem pela região central do município na próxima semana, durante a qual será realizada a exposição “Arte e Cidade – propondo vivências”. A exposição acontece em diversos pontos da cidade (veja na programação) e é resultado do trabalho desenvolvido na disciplina de Arte no curso.

Entre os 34 trabalhos que serão expostos de segunda (29/02) a sexta-feira (04/03) está o da aluna Larissa Obenaus, que traz fotografias antigas da cidade. “Vou colocar as fotos em pontos nos quais as pessoas poderão comparar como Jaraguá do Sul era no passado e como está hoje em dia. Quem viveu a época da foto poderá relembrar, quem é mais novo poderá conhecer e ambos poderão refletir sobre as mudanças que ocorreram”, conta.

jar_correiodopovo_expo_laisOutro trabalho desenvolvido no curso é o da aluna Laís Tomaselli. Para chamar a atenção das pessoas sobre a preservação e sobre a dificuldade do cuidado com as pequenas coisas, ela elaborou proteções de aproximadamente 10 centímetros de altura que serão colocadas ao redor de flores e outras plantas de pequeníssimo porte. “Às vezes as pessoas cuidam só do que é grande ou do que chama a atenção, mas a cidade tem muito mais para ser presernvado”, explica.

Para a professora que organiza a exposição, Sandra Fachinello, o desafio será gerar a reflexão da população em meio à rotina diária. “Já fizemos outras exposições, mas é a primeira vez que levamos o resultado das aulas de Arte para fora dos muros do IFSC. Desta vez queremos que as pessoas se perguntem sobre o que passa, o que fica e como se configuram as relações e as memórias neste espaço que é a cidade”, afirma.

Clique aqui e confira a programação e os locais de exposição.

As peças, fotos, esculturas e demais materiais que forem expostos no início da semana poderão ser retirados da exposição antes de sexta-feira caso sejam danificados por intempéries ou pelas pessoas.

Fotos: Eduardo Montecino / O Correio do Povo