Câmpus Jaraguá do Sul tem o melhor desempenho no vestibular da UFSC entre as escolas da região

1. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jar_vestibular_ifsc_integrado_ufsc_2_dirA tentativa de ingressar numa faculdade é uma opção comum entre os jovens que concluem o ensino médio. Mas, como há mais candidatos do que vagas disponíveis, nem todos que tentam um vestibular são aprovados. Mesmo assim, os estudantes do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul tiveram um desempenho de destaque no último processo seletivo para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e obtiveram uma aprovação de 60,7%, conquistando 17 vagas entre 28 inscritos. No total, os alunos do câmpus conquistaram 32 vagas em dez universidades públicas e privadas do Paraná e de Santa Catarina.

Uma das aprovadas foi a estudante Lidiane Mayer (na foto, à esquerda), que irá cursar a graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental em Florianópolis. Para a estudante, um dos fatores que mais contribuiu para a sua aprovação foi o projeto Conectando Saberes, que estimula a pesquisa da primeira à sexta fase do curso técnico integrado. “A gente desenvolve muito a escrita e aprende a resolver problemas. Mas além disso teve também o empenho da turma, que sempre se esforçou muito, e a fala dos professores em sala de aula, que estimularam a gente a tentar uma graduação depois do curso técnico”, conta.

A aluna Daiane Schwarz também está entre os aprovados para a UFSC e, coincidentemente, será colega de Lidiane na Engenharia Sanitária e Ambiental nos próximos cinco anos. Entre os aspectos do curso técnico que mais marcaram a formação da estudante está o estágio realizado nas últimas fases. “Uma coisa é o professor falar como as coisas acontecem na empresa, mas outra totalmente diferente é vivenciar os desafios e as cobranças reais. Foi uma das coisas mais legais do curso”, destaca Daiane.

jar_vestibular_ifsc_integrado_ufsc_1_esqAssim como as colegas, também o aluno Eduardo Jair Borba seguirá para a graduação na UFSC, aonde irá cursar a Licenciatura em Química, oferecida em Blumenau. Para ele, além de contribuir com a sua preparação para a graduação, o curso técnico integrado foi fundamental para a sua inserção no mercado de trabalho. “Fui contratado pela Marisol, em Jaraguá do Sul. E graças à formação do IFSC meu salário inicial será 50% maior”, afirma.

O desempenho de destaque nos vestibulares, porém, não é o foco do ensino médio integrado à educação profissionalizante do Câmpus Jaraguá do Sul. Para a coordenadora do curso técnico integrado em Química, Anne Bartz, o destaque dos estudantes nos processos seletivos da UFSC e de outras universidades é consequência do esforço dos alunos e da qualidade do trabalho desenvolvido pelos servidores. “A dedicação de nossos professores e técnicos-administrativos, aliada à infraestrutura disponível em termos de laboratórios, proporciona uma formação técnica e humana diferenciadas aos estudantes”, diz.

Para conhecer o desempenho dos colégios de Jaraguá do Sul e região no vestibular da UFSC, clique aqui e baixe o extrato do boletim oficial da Universidade.

Confira também a lista de universidades e vagas conquistadas pelos estudantes do curso técnico integrado do Câmpus Jaraguá do Sul:

– UFSC: 17
– UFPR: 5 aprovados