Nova turma de Engenharia Mecatrônica é recebida no Câmpus Criciúma

4. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

apresentaao mecatronica 2016Os 40 novos estudantes do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma do IFSC foram recebidos na manhã desta quinta-feira (3) na instituição. Oriundos da região e de diversas partes do Brasil, eles foram recebidos pela coordenação do curso, direção, professores e servidores do IFSC.

“A socialização é importante para que os estudantes se sintam acolhidos na instituição, o que é fundamental para sua permanência e convivência no curso, principalmente no caso da Engenharia, que exige bastante”, explica o professor Adílson Jair Cardoso, coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma.

Os novos alunos foram apresentados aos seus “veteranos” e também aos servidores da instituição, além de conhecerem as instalações do câmpus e os objetivos do curso de Engenharia Mecatrônica. Um vídeo produzido pela IFSC TV detalhou o perfil do curso, voltado para a área de automação industrial, e as oportunidades da carreira.

Assista à reportagem da IFSCTV sobre a profissão

Esta é a segunda turma do curso de Engenharia Mecatrônica. A primeira turma está começando a terceira fase e deve se formar em 2019.

Para o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini, a formação de profissionais nesta área trará um impacto positivo à região. “Trata-se do primeiro curso de Engenharia ofertado por uma instituição pública na região de Criciúma. O impacto na região é importante na medida em que estaremos formando profissionais diferenciados, capacitados a atuarem de forma multidisciplinar em qualquer indústria que tenha processo de automação”, afirma.

Dos 40 novos alunos do curso de Engenharia Mecatrônica, metade entrou pelo vestibular e a outra metade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado é uma turma heterogênea, com estudantes tanto da região Sul de Santa Catarina quanto de diversos estados brasileiros.

De acordo com o coordenador do curso, os futuros profissionais de Engenharia Mecatrônica formados pelo IFSC Criciúma poderão atuar tanto na região, qualificando a indústria local, quanto buscar oportunidades até mesmo em outros países. “A região Sul de Santa Catarina é um importante polo produtor de máquinas e equipamentos, historicamente para a indústria do carvão, depois para a indústria de pisos e cerâmica e, mais recentemente, para a indústria química e plástica. Por outro lado, o aluno do curso de Engenharia Mecatrônica recebe formação idêntica em todo o mundo. Aquele que tiver um segundo ou terceiro idioma pode será se mover por outros países”, explica o professor Adílson.

Tags: