Palestra discute os desafios contemporâneos da gestão hospitalar

4. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

palestra serapiao 02-03-16 10Os alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville participaram de uma discussão importante sobre o processo de Acreditação Hospitalar e os desafios das gestões de instituições de saúde para garantir a qualidade dos serviços prestados, nesta quarta-feira (2). O debate foi norteado pelo coordenador do Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética – regional Santa Catarina – e consultor da Organização Mundial de Saúde, Carlos José Serapião.

Durante a palestra, Serapião lembrou que o erro acompanha permanentemente a sequência planejada de ações físicas ou mentais. “O que precisamos fazer é reduzir ao máximo o acontecimento. Os gestores têm que trabalhar com prevenção de risco; identificar a causa raiz dos problemas e evitar novas ocorrências”, alertou. Como exemplo, o pesquisador citou os investimentos realizados em saúde, de forma geral. “Um hospital consome de 30 a 50% de seus gastos globais com saúde, porque não trabalha a prevenção.”

Baseado em sua experiência como médico e consultor, Serapião disse que o sistema de gestão deve ser amplo e contar com o envolvimento efetivo de todos os colaboradores, visando à satisfação dos clientes, funcionários, fornecedores, controladores e da sociedade. “Percebe-se que há uma dificuldade gerencial em relação aos hospitais públicos, reclamada de modo reiterado pelos gestores, fazendo com que estes funcionem de maneira autárquica e com pequeno compromisso com a rede básica e de urgência”, ponderou.

palestra serapiao 02-03-16 4Segundo o palestrante, as instituições de saúde que planejam uma boa gestão, e consequente Acreditação Hospitalar, devem investir em elementos básicos para melhoria dos processos, como qualidade, segurança, eficiência, tecnologia apropriada, baixo custo e compreensão. “A estrutura e etapas para obtenção e implementação deste conhecimento, bem como dos resultados esperados, devem ser orientadas por uma sequência lógica e racional de eventos e investimentos capazes de ajustar e capacitar as pessoas envolvidas no projeto”, explicou o coordenador do Instituto Dona Helena de Ensino e Pesquisa, que é médico com doutorado e livre-docência em Medicina-Anatomia Patológica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado no Armed Forces Institute of Pathology de Washington, nos Estados Unidos.

Acreditação Hospitalar é uma certificação de qualidade, como a ISO, por exemplo, mas exclusiva para instituições de Saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada.

A palestra marcou o início do projeto “GHoje – Desafios Contemporâneos da Gestão Hospitalar”, que tem por objetivo a formação profissional “por meio da difusão do conhecimento e inovação tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento do segmento de gestão de organizações de saúde”, conforme explicação do professor do curso, Marcio Tadeu da Costa.

Tags: