IFSC comemora Dia da Mulher com programação especial em diversos câmpus

11. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Chapecó, Câmpus Florianópolis, Câmpus Itajaí, Campus Xanxerê, Matérias

diadamulher-joinville.2Diversos câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram esta semana uma atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em todo mundo no dia 8 de março. A programação contou com muita música, dança, palestras, filmes e apresentações. As atividades envolveram servidores, funcionários terceirizados e alunos na celebração das conquistas obtidas pelas mulheres ao longo dos anos, por meio de muita luta e trabalho.

diadamulher-joinvilleNo Câmpus Joinville a programação teve, de manhã e à tarde, apresentação musical e aula de zumba, com os técnico-administrativos Marcos Heyse Pereira e Daniela Cristina Viana, respectivamente. No período da tarde, alunos do curso técnico integrado em Mecânica realizaram apresentações de ginástica acrobática. Para as mulheres do período noturno, foram distribuídos bombons como lembrança.

diadamulher-joinville.3Na sexta-feira passada (4), as alunas dos programas Mulheres Sim e Mulheres Mil abriram a programação festiva com uma sessão de cinema, onde foi exibido o file Que horas ela volta, que discutiu a questão do processo de empoderamento da mulher. A atividade foi complementada com uma palestra com Paulo Dalfovo, do Consulado da Mulher, sobre fomento de empreendimentos solidários individuais e coletivos com recorte de gênero.

diadamulher-floripaNo Câmpus Florianópolis, além de aulas de zumba, com a professora Andresa Silveira Soares do Daltec, e do Espaço Mulher promovido pelos cursos de Radiologia e de Enfermagem, a programação contou ainda com um filme baseado em fatos reais, que conta como a greve de 187 funcionárias da Ford na Inglaterra, em 1968, ajudou na melhora do mercado de trabalho feminino e nas conquistas feministas. Outra atração, durante todo o dia, foi a Feira de Economia Solidária, com a participação do grupo de mulheres do curso FIC em Educação e Gênero.

diadamulher-cacadorNo Câmpus Chapecó, a programação foi realizada nesta quinta-feira (10), com a apresentação de uma pesquisa feita no câmpus sobre o contexto feminino, duas palestras e a exibição do filme “As sufragistas”. Já o Câmpus Caçador homenageou as servidoras com uma mensagem e chocolates. Também foi realizado um sorteio de uma cesta de doces entre as alunas do câmpus. A ganhadora foi a aluna Ellen Patricia de Oliveira Bastos do curso técnico concomitante em Recursos Humanos.

diadamulher-itajai2No Câmpus Itajaí, na terça-feira (8) foi realizada uma palestra com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí. Já na quarta-feira (9) houve a exibição e discussão do curta “Todos devemos ser feministas” da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, seguido da palestra “Dia Internacional da Mulher: uma longa caminhada pela igualdade”, com o professor Orlando Miranda.

mulher-xxe3O Câmpus Xanxerê apostou em atividades de saúde e bem-estar, que foram realizadas com as Mulheres Mil dos cursos de Padeira, Preparador de Doces e Conservas e Artesão em Bordado à Mão. As mulheres participaram de diversos momentos: palestra sobre saúde da mulher com o enfermeiro Ezequiel Delgado do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Xanxerê (NASF); conversa sobre a importância da atividade física e alongamentos com o professor Ademar Pinezi Junior, professor de Educação Física do Câmpus Xanxerê; e cuidados com a pele do rosto e dicas de maquiagem com a empresária Cris Kufner.

mulher-xxe4O evento foi organizado pela supervisora dos cursos Mulheres Mil, Lúcia Frandoloso, pela orientadora dos cursos Mulheres Mil Durlei Rebelatto e com a ajuda da coordenadora adjunta do Pronatec, Milena Cortelini. A supervisora lembra da importância de se ter um momento para falar sobre saúde, autocuidado e autoestima. “Pode-se ver nos rostos das mulheres a satisfação e interesse no assunto, tratado de forma simples e irreverente. É uma sensação de dever cumprido, pois é nosso papel trazer a informação para essas mulheres, que muitas vezes não têm acesso a essas orientações”, destacou Lúcia.

O evento ainda ocorreu com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Habitação do município de Xaxim, que viabilizou o transporte das mulheres para Xanxerê.

Tags: