Alunos do técnico em Telecomunicações simulam empresa de serviços em comunicação corporativa

15. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

Os alunos da oitava fase do curso técnico integrado em Telecomunicações, do Câmpus São José do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), apresentaram uma empresa tecnológica fictícia como Projeto Integrador (PI) na tarde da última sexta-feira, dia 11. A exposição reuniu professores, pais e representantes de empresas do setor de telecomunicações, como a X Comp Informática, μTech Tecnologia e Intelbras, no Auditório da Reitoria do IFSC.

A empresa chamada Merkki Soluções fornece serviços em comunicação corporativa, inserindo a tecnologia VOIP (Voice over Internet Protocol) em empresas locais de médio e pequeno porte, o que reduz os gastos com ligações. Os alunos apresentaram o portal da empresa na internet, que conta com sistema de armazenamento de chamadas, e realizaram ligações externas e videochamada em tempo real, com projeção para o público.

A tecnologia escolhida vem tem ganhado espaço no mercado de telecomunicação. O protocolo VOIP é um serviço de telefonia pela internet que transforma o sinal analógico em pacotes de dados ou vídeo. O sistema é semelhante ao que está presente em serviços da web como Skype e Google Talk, por exemplo. No esquema demonstrado na exposição, um SoftPhone, software que simula um telefone do computador substitui o aparelho analógico convencional e permite uma chamada VOIP, realizou uma ligação com um celular Smartphone.

O projeto passou por fase de prospecção de problemas reais de comunicação corporativa em empresas locais, planejamento das ações, estudo teórico e, após uma pausa no período de greve dos servidores do IFSC, os alunos iniciaram a etapa técnica. A empresa foi setorizada e adotou uma gestão horizontal, na qual todos os pontos de divergência eram discutidos entre os integrantes. Para a concretização do projeto, além de doações de materiais do IFSC e de empresas, os alunos complementaram a arrecadação com torneio de futsal e venda de lanches no câmpus.

O projeto, orientado por Ederson Torresini, professor da disciplina laboratorial de Administração de Redes de Computadores com auxílio do professor Jorge Henrique Casagrande, teve como foco a capacidade empreendedora e de aplicação tecnológica dos alunos. Para Ederson, além de entender a técnica, é importante que os alunos adaptem o negócio ao mercado local de telecomunicações. Por isso, relata que “em sala de aula, trabalhamos desde política até como montar um rack (gabinete de redes)”.

Alexandre Guglielmi, diretor administrativo da μTech Tecnologia, elogiou o Instituto pela iniciativa de aproximar as empresas do ensino, reconhecendo que “hoje percebemos um distanciamento do ensino com as empresas de tecnologia”. O diretor também conta que, no que descreve como um cenário atual de desindustrialização na região, o mercado de serviços, produtos e soluções em telecomunicações tem procurado reter bons profissionais.

O Projeto Integrador

A orientadora pedagógica Maria Leda Costa Silveira, idealizadora do Projeto Integrador junto ao ex-coordenador do curso, Evandro Cantu, explica que “o projeto possibilita a construção de um conhecimento não compartimentado, baseado em uma visão holística do objeto de estudo”. O PI foi incluído no currículo dos cursos técnicos integrados oferecidos no Câmpus São José em 2008, visando trabalhar a interdisciplinaridade entre as áreas técnicas e de cultura geral.