Alunos do IFSC conquistam medalha de bronze nacional em Olimpíada de Física

16. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Câmpus São José, Matérias

Dois alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) conquistaram medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2015. Nathan Damann do Câmpus Joinville, e Thiênio Ezequiel da Costa, do Câmpus São José, foram os únicos alunos de Santa Catarina a ganhar medalha na competição. O anúncio foi realizado no início deste mês e a entrega das medalhas, pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), está prevista para abril.

nathan-damann“A medalha foi resultado de esforço e muito estudo”, conta Nathan, do 5º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, que se preparou para a Olimpíada de 2015 depois de ter conquistado a medalha de prata estadual em 2014, em sua primeira participação na OBFEP. Para se preparar, ele recorreu aos livros da Biblioteca para pesquisar sobre termodinâmica e mecânica, dois dos assuntos da prova que ele só vai ver neste ano no IFSC, e abusou dos exercícios. “Física só se aprende fazendo muitos exercícios”, garante com conhecimento de causa: física é a sua matéria favorita do ensino médio.

Fascinado pelas olimpíadas de conhecimento, Nathan gosta do desafio de se superar a cada ano. “A forma que o conteúdo é posto na prova é muito mais divertido e desafiador que em sala de aula. Motiva a gente a estudar mais. Todo mundo deveria participar, pelo menos uma vez, de uma olimpíada para fazer a experiência”, comenta empolgado. “Muitos acham que não são capazes. Mas não tem segredo. É só se esforçar, estudar e acreditar em si mesmo”, revela Nathan.

Tags: