IFSC forma primeira turma de Engenharia em Chapecó

21. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Eventos, Matérias

format1Bater palmas e as luzes da sua casa ligarem? Ou que tal simplesmente usar a voz e as cortinas se abrirem? Estas ações, que parecem distantes, podem tornar-se mais reais no Oeste de Santa Catarina. Neste sábado, foi formada a primeira turma de Engenharia de Controle e Automação da região. São estes os profissionais habilitados para colocar em prática este tipo de tecnologia em locais variados, como em uma residência ou em uma indústria.

Os formandos também carregam outros marcos. São os primeiros engenheiros graduados pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), uma instituição pública que oferece cursos em 22 câmpus espalhados no Estado. No caso desses alunos, o ensino superior foi realizado no Câmpus Chapecó do IFSC.

format4A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, esteve presente na cerimônia e lembrou que o Instituto está “pagando uma dívida com a educação pública do Oeste”. Ela destacou que a instituição nasceu há mais de 100 anos, mas somente há 10 anos instalou o primeiro câmpus na região. “Além de hoje formarmos os primeiros engenheiros do IFSC em Chapecó, que foi o primeiro câmpus do IFSC no Oeste, também temos outros quatro câmpus na região que estão tentando pagar esta dívida, em São Carlos, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Xanxerê”, destacou Maria Clara.

format2Os alunos que conseguiram cumprir os cinco anos de teoria, prática e estágios do curso saem do Instituto com um currículo inchado. “Durante a graduação me envolvi em diversos projetos de pesquisa, desde reciclagem de vidro até produção de painéis solares. Fiz um estágio no Canadá para aprender mais da área e já consegui emprego”, conta Pricila Cerezolli. Ela trabalha em uma empresa que fornece dados sobre o potencial eólico da região Oeste.

Lucas José Frizon também conseguiu se inserir em diversos projetos durante o curso. Um deles, inclusive, pode render o prêmio Sinapse da Inovação do Governo de Santa Catarina daqui a algumas semanas. “Participo com alguns colegas e professores de um projeto para prevenir prejuízos com a queda de energia elétrica nas propriedades rurais e estamos na última etapa”, conta.

format3Outro formando, Ivan Correa da Silva, tem uma história mais antiga com o IFSC. Se formou no curso Técnico em Eletroeletrônica, encontrou emprego, voltou para fazer a graduação em Engenharia e não quer parar. “O curso superior vai agregar na qualificação enquanto profissional e pretendo continuar os estudos com pós-graduação na área de automação”, destaca.

Além de ser uma área que gera oportunidade a quem se insere, o coordenador do curso, Alexandre Dalla’Rosa, ainda destaca que este curso de Engenharia cumpre um papel importante na região de formação profissional gratuita e de qualificação dos espaços onde os formandos forem se inserir.

Além dos formandos em Engenharia, 65 estudantes de quatro cursos técnicos também receberam o diploma neste sábado, às 19h, no auditório da Unoesc. Foram 24 do curso Técnico Integrado em Informática; 15 do Técnico pós-médio em Mecânica; 14 do Técnico Proeja em Eletromecânica; e 12 do Técnico pós-médio em Eletroeletrônica.

Mais fotos da formatura estão disponíveis na página do Câmpus Chapecó no Facebook.