Palestra destaca a importância do técnico em enfermagem na saúde do idoso

22. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

aula inaugural sade idoso 22Os novos alunos do curso de especialização técnica em Saúde do Idoso discutiram, nesta quarta-feira (16), sobre a importância do conhecimento em saúde do idoso para o técnico em enfermagem, com a enfermeira Silvia Maria Azevedo dos Santos – doutora em Educação, com área de concentração em gerontologia, pela Universidade Estadual de Campinas/SP, professora de pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e líder do Grupo de Estudos sobre Cuidado de Saúde de Pessoas Idosas (Gespi). A palestra marcou oficialmente o início do novo curso ofertado pelo Câmpus Joinville, na modalidade pós-técnico.

Durante a apresentação, Silvia fez questão de ressaltar as diferenças entre as funções dos profissionais que trabalham com idosos (cuidador, auxiliar de enfermagem e técnico em enfermagem) e suas limitações. Neste caso, o especialista em Saúde do Idoso pós-técnico é o profissional integrante da equipe multidisciplinar que desenvolve ações com pessoas da terceira idade, como ações de promoção da saúde, inclusão, prevenção de incapacidades, manutenção da capacidade funcional da pessoa idosa e reabilitação referenciada nas necessidades de saúde, individual e coletiva.

aula inaugural sade idoso 1“A dificuldade do cuidar não está somente na realização das tarefas, mas na necessidade de dedicar-se ao outro em detrimento de seus planos pessoais. Assim, o apoio da rede de suporte social e de saúde é de suma importância para a qualidade de vida e a saúde do idoso, da família e do cuidador”, explicou a palestrante.

Nesse sentido, ela ressaltou que a equipe de enfermagem tem um papel central no cuidado ao idoso e suporte à família cuidadora. “A formação pós-técnica em Saúde do Idoso é uma oportunidade para se capacitar ainda mais os membros dessa equipe, a fim de que se possa oferecer um cuidado qualificado e garantir o protagonismo da enfermagem na área da gerontologia”, destacou.

A conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren), Fabiana dos Santos Marcoski, participou da aula inaugural e falou sobre a importância dos profissionais conhecerem o código de ética e o trabalho realizado pelo Coren na defesa dos profissionais da área.

O curso

Saúde do Idoso é a primeira especialização técnica do Câmpus Joinville. O curso teve início na última sexta-feira (11). O novo curso está organizado em dois semestres, com aulas presenciais duas vezes por semana, no período vespertino, e a distância (EaD), via plataforma digital, totalizando 360 horas.

aula inaugural sade idoso 27As amigas Marcia Machado e Elenir da Silveira, formadas no curso técnico em Enfermagem no final de 2014, voltaram ao Câmpus Joinville para fazer o novo curso em busca de especialização profissional na área de gerontologia. “Quero um aprendizado maior para poder trabalhar com mais segurança nesta área, que conheci e gostei quando fiz estágio em um lar de idosos, durante o técnico. O curso vai ser ótimo”, garantiu Marcia.

Elenir também se identifica com a área e espera ter mais conhecimento para garantir um conforto melhor aos idosos. “Já fiz o curso técnico em Enfermagem porque gostava de trabalhar com idosos”, enfatizou.

Conforme a coordenadora da especialização técnica em Saúde do Idoso, Josiane Siewert, o curso surgiu mediante a demanda de cuidados com a população de idosos que vem aumentando no Brasil e porque o grupo de professores do curso técnico em Enfermagem abraçou a causa. “Este curso é fruto de um trabalho conjunto.”

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.