Aniversário Solidário marca os oito anos do Câmpus Araranguá

28. março 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

ararangua_campusO Câmpus Araranguá do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) completou oito anos de implantação nesta sexta-feira (25). Para marcar a data, a instituição está realizando uma festa de aniversário diferente. No Aniversário Solidário, servidores e comunidade em geral estão sendo convidados a doarem alimentos, materiais didáticos e produtos de limpeza e higiene para uma instituição de caridade do município.

“Nesse momento de comemoração de oito anos do câmpus, a gestão agradece a todos os servidores e parabeniza pelo excelente trabalho que todos têm desenvolvido. Queremos, ainda, através da campanha Aniversário Solidário, fortalecer ações que vão além da formação técnica profissional, promovendo a solidariedade na formação do cidadão”, afirma a diretora-geral do câmpus, Mirtes Lia.

A instituição beneficiada é a Casa da Fraternidade, vizinha ao IFSC e parceira em projetos de extensão. A organização não governamental tem por objetivo atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social no bairro Lagoão, com atividades de reforço escolar e oficinas culturais. “A Casa da Fraternidade é nossa grande parceira que com projetos conjuntos temos procurado ampliar nossas ações e atingir de forma humanizada as comunidades de Araranguá”, explica Mirtes.

São solicitados alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene, material de escritório e papelaria, além de materiais para arte e artesanato. As doações podem ser feitas até o dia 31 de março, na sala da direção-geral do Câmpus Araranguá.

Histórico

O Câmpus Araranguá foi criado pela Portaria 382, em 20 de março de 2008, publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de março daquele ano, ainda com o nome de Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Sua inauguração oficial, no dia 1º de fevereiro de 2010, já se deu com o novo nome: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Atualmente, o IFSC Araranguá conta com 117 servidores, além dos serviços terceirizados de vigilância, portaria, zeladoria e jardinagem. Ao todo, são atendidos cerca de 900 alunos nos seguintes cursos: técnico concomitante de Eletromecânica, Têxtil e Produção de Moda; técnico Integrado em Eletromecânica e Vestuário; superior de Tecnologia em Design de Moda e Licenciatura em Física; e especialização em Educação Científica e Tecnológica, implantado no primeiro semestre de 2016. O Câmpus também oferece cursos de qualificação profissional em diferentes áreas de atuação. Em 2015, uma parceria com a prefeitura de Turvo permitiu a instalação de um pólo do Câmpus Araranguá, com o curso de Leitura e interpretação de desenho técnico mecânico.

“Durante esses oito anos, o Câmpus tem trabalhado para consolidar a marca IFSC e para isso tem estabelecido parcerias com os municípios da região e com entidades locais, de forma que possamos contribuir e desenvolver ações que fortaleçam o arranjo produtivo local. Ainda temos muito a fazer. Nosso objetivo é promover atividades para a permanência e o êxito, garantir ofertas de qualidade nos diferentes níveis e construir uma instituição forte que possa contribuir para a educação da região e a formação de profissionais cidadãos que façam a diferença na sociedade”, destaca a diretora-geral do IFSC Araranguá.

Tags: