Câmpus Caçador recebe palestra sobre direitos e deveres dos refugiados

1. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Matérias

oficina_direitos_refugiadosAlunos dos cursos de Português e Cultura para Estrangeiros e de Inserção Cultural e Profissional de Mulheres Imigrantes, do Câmpus Caçador, participaram de uma oficina sobre direitos e deveres de imigrantes e/ou refugiados, realizada dia 21 de março.

A oficina foi ministrada pela representante da Pastoral do Migrante de Florianópolis, Tamajara da Silva, e pelos agentes da Polícia Federal de Lages, Daniel Ferreira e Rigno Amaral Filho. As instituições aceitaram ao convite para esclarecer dúvidas e repassar orientações a respeito de emissão de documentação, residência permanente, processos de agendamentos, taxas bancárias para confecção de documentos, entre outros assuntos.

A oficina foi discutida e planejada pelos alunos dos dois cursos, em parceria com a Cáritas Diocesana de Caçador, parceira nos projetos voltados aos imigrantes. Os alunos também convidaram outros imigrantes para participar da oficina.

Segundo a professora Luana Gusmão, “os imigrantes foram muito participativos, realizaram diversas perguntas. Diante do êxito da proposta, daremos continuidade ao projeto”. Em parceira com a Cáritas, será realizada uma oficina por mês, com temática específica, voltada aos interesses dos alunos. A expectativa é realizar ainda no mês de abril, uma oficina com representante do Ministério do Trabalho, para esclarecer dúvidas em relação aos direitos trabalhistas.

Tags: , ,