Alunos de Hotelaria recebem orientações de profissionais do setor
14. abril 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, MatériasA aula inaugural da primeira fase do curso superior de tecnologia em Hotelaria do Câmpus Florianópolis Continente contou com a presença de gestores de hotéis da região na quinta-feira, dia 14. Charles Reimer, gerente geral do Hotel Ibis São José, e Leandro de Jesus, do Hotel Mercure Centro, apresentaram um panorama do setor aos alunos. As bandeiras internacionais Ibis e Mercure pertencem à operadora hoteleira francesa Accor Hotels, líder no Brasil e na Europa.
Há oportunidades para quem está ingressando no mercado de trabalho na área, mas é preciso ter foco, afirma Charles Reimer, que tem 22 anos de carreira em hotelaria. Ele conta que começou carregando bagagem e passou por diferentes funções até entrar para a Accor em 2009 como trainee e poder galgar os próximos passos até a gerência. Por isso, chama atenção para a persistência, humildade e gosto pelo que se faz. “Não se sai da graduação como gerente de hotel, começamos todos pela base, pelas funções operacionais”, comenta.
Leandro de Jesus, que já mudou de estado cinco vezes em seus 11 anos na hotelaria, ressalta o dinamismo da carreira. Para a contratação, afirma que o perfil do candidato pesa mais que a experiência. “Observamos os cursos de hotelaria e a instituição, pois uma formação específica na área e qualidade de ensino sempre agregam”, completa. O gestor vê como salutar uma aproximação entre empresa e universidade. A coordenadora do curso, Fabíola Martins, reitera a importância da parceria — por meio de visitas técnicas, pesquisa, extensão e realização de estágio nos hotéis locais — para conectar os jovens ao mercado.
Setor aquecido
A hotelaria é um mercado consolidado e em expansão no Brasil. A Accor, que está presente em 92 países com 17 bandeiras diferentes empregando cerca de 180 mil colaboradores, possui 233 hotéis no País. O faturamento bilionário e boa cotação da empresa nas bolsas de valores europeias deixam pouco espaço para a concorrência no âmbito nacional. A brasileira Atlântica Hotels International, segunda maior corporação, opera 85 unidades e foi recentemente adquirida pelo investidor George Soros.
Ainda que a concentração das redes hoteleiras seja nas capitais, a tendência é de levar os negócios para o interior. A Accor vem apostando na compra de hotéis familiares para instalação da nova bandeira Ibis Styles, que flexibiliza o rígido padrão de ambiente e serviços do Ibis. Em Santa Catarina, já há unidades em Joinville e Balneário Camboriú, e em breve um Styles será instalado no Vale do Itajaí. A Grande Florianópolis, por sua vez, tem tradição no turismo e abriga bandeiras fortes como Slavieiro, Intercity, Majestic Palace e a Sofitel, da linha de luxo da Accor.