Alunos dos cursos técnicos do Câmpus Itajaí têm aulas em alto-mar

14. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

aula-itajaiUma das últimas aulas dos alunos que estão se formando no curso técnico subsequente em Pesca foi no barco escola “Aprendendo com o Mar”. A aula foi de pesca esportiva para que eles pudessem colocar em prática os conhecimentos que aprenderam sobre leitura de carta náutica, navegação e de pesca.

Ao entrar no barco uma das primeiras orientações do comandante do barco, o servidor Fabiano Rosa, é sobre os equipamentos de segurança do barco e como a tripulação deve agir durante o percurso. “Se vocês avistarem alguém no mar, é preciso dizer “homem ao mar” e apontar onde está a pessoa. Ao dar este comando, outra pessoa jogará a boia e nós acionaremos os equipamentos do barco para identificar a real posição da pessoa e fazer o salvamento.”

Durante a aula, os alunos tiveram que preparar iscas e anzóis para a pesca. Pena que neste dia o mar não estava muito para peixe e o resultado da aula foram dois peixes espadas. Mas já foi possível testar na prática os conhecimentos. “Eu tenho interesse em ser mestre de embarcação e com o curso técnico em Pesca eu dou um passo importante para conseguir entrar neste setor. Eu e meu irmão fizemos o curso e outro irmão que estava embarcado vai parar por um tempo para fazer o curso de Recursos Pesqueiros e também se capacitar para ser mestre”, explica o formando do curso técnico em Pesca, Saul Cardoso.

aula-itajai2“Eu trabalho no porto e quero, quando eu me aposentar, ter um barco para fazer pesca esportiva. O curso em Pesca tem me ajudado a me preparar para isso”, explica Eduardo Martins.

O barco escola é um investimento de mais de R$ 500 mil do Ministério da Pesca e que tem recebido apoio dos empresários do setor pesqueiro. “Nós recebemos a doação de combustível e de equipamentos para o barco escola de empresários locais que sabem da importância do barco para a formação de profissionais para o mar”, explica o professor Benjamim Teixeira, professor da área de Recursos Pesqueiros do Câmpus Itajaí.

Tags: ,