Servidora do Câmpus Joinville participa do programa Missão Pedagógica no Parlamento

14. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Gestão de Pessoas, Matérias

misso pedaggica no parlamento 2015 1Mais que um direito, a participação dos alunos na melhoria da educação e da escola é um dever. Este foi o tema central do projeto “Os dois ‘D’ da cidadania”, aplicado pela técnica em assuntos educacionais do Câmpus Joinville, Caroline Lengert Guedes, com os alunos do 6º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, no semestre passado, como parte do programa Missão Pedagógica no Parlamento, do Centro de Formação da Câmara dos Deputados.

Caroline participou do programa no ano passado. Após a etapa on-line, ela e a professora da rede pública municipal de Blumenau, Patrícia Meister, foram selecionadas para representar Santa Catarina na sequência do programa, que teve um módulo presencial de 40 horas, em Brasília. O objetivo do programa é capacitar os professores e coordenadores pedagógicos da rede pública sobre questões relacionadas a parlamento, cidadania, democracia, participação e envolvimento social.

“Vivenciamos os conceitos que vimos no curso a distância e aprendemos dinâmicas e práticas pedagógicas para trabalhar projetos pedagógicos de educação para democracia nas escolas”, explica Caroline, que é formada em Pedagogia.

misso pedaggica no parlamento 2015 3O projeto “Os dois ‘D’ da cidadania” fez parte do módulo final do programa, que previa a aplicação na escola. Em quatro encontros presenciais, a técnica trabalhou os conceitos de cidadania e de democracia com os alunos de Eletroeletrônica, proporcionou o debate sobre direitos e deveres e incentivou a discussão sobre o papel de cada um no processo democrático. O trabalho culminou com a produção de um vídeo, realizado pelos alunos, de incentivo à participação social (veja aqui).

“A democracia se faz na participação. Democracia não é só votar, mas envolve participar, cobrar e saber o que acontece, o que os deputados estão fazendo. A população precisa participar efetivamente para entender o que está sendo discutido em todas as esferas políticas”, enfatiza.