Curso do Câmpus Canoinhas incentiva produção de hortaliças em pequenos espaços

15. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

projetohortas 2Vontade, terra, luz, água e sementes ou mudas. Com estes elementos e orientações adequadas, é possível montar uma horta em qualquer lugar, até em casas e apartamentos. Esta é a proposta do curso “Cultivo de hortaliças e condimentos em pequenos espaços”, realizado pelo Câmpus Canoinhas com foco na sustentabilidade.

projetohortas 1Conforme o técnico de laboratório Edison Tiago Dresch, responsável pelo curso, a proposta é capacitar os participantes para terem sua própria horta, resgatando a ideia da produção para o consumo e reutilizando materiais para evitar gastos. “Todo mundo gosta de ter à mão um tempero ou uma salada fresca. A ideia das hortas em vasos e varandas, que começou nas cidades grandes, chegou também ao interior. Precisamos aproveitar este marketing para incentivar as pessoas a plantarem novamente para subsistência da família”, comenta o técnico.

Dividido em cinco módulos, o curso apresentou noções básicas de plantio e exigências das culturas; semente e plantio em vasos; pragas e doenças; confecção dos vasos; e plantio nos vasos. As aulas renderam a realização de uma composteira e de uma horta vertical no Câmpus Canoinhas.

Os comenários não estão permitidos.