Alunos do Pronatec organizam 1ª Mostra Cultural de Dança do Câmpus Gaspar

29. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

gaspar_danca_1_IFSCA 1ª Mostra Cultural de Dança que reuniu grupos de Gaspar, Blumenau e Joinville lotou o auditório do Câmpus Gaspar nesta quarta-feira (27). Se no palco o destaque era para as coreografias e para a destreza dos bailarinos, nos bastidores os alunos dos cursos de Assistente em Produção Cultural do Pronatec davam duro para que tudo saísse como o planejado. A Mostra foi a primeira oportunidade para que os alunos colocassem em prática tudo o que vêm aprendendo no curso de capacitação. “Os alunos estão sendo capacitados para trabalharem em grandes eventos e por conta disso resolvemos organizar a Mostra. Eles tiveram que pensar na estrutura do evento, fazer a arte, os convites, reservar o espaço, decorar o auditório, fazer um coffee break e organizar o camarim”, explica o professor do Pronatec Jessé Cruz.

beatriz_gaspar_danca_IFSCBeatriz Fradico, aluna do curso, foi uma das responsáveis por organizar a ordem de apresentação dos grupos e por fazer a recepção deles no dia da apresentação. “Essa é a minha primeira experiência com a organização de eventos e eu vejo como é importante o trabalho em equipe. Atualmente trabalho no setor financeiro, mas se eu tiver uma oportunidade gostaria bastante de trabalhar nesse ramo.”

gaspar_danca_2_IFSCA função da aluna Ana Paula Padilha foi convidar os grupos de dança, fazer a decoração do auditório e dar apoio aos bailarinos durante as apresentações. “Eu trabalho no setor da saúde e estou gostando muito do curso. Em duas horas, nós fizemos a decoração do palco e o meu maior receio era com a música em como garantir que o som funcionasse em todas as apresentações.”

Para garantir a música, o aluno Eduardo Wan-Dall ficou o tempo todo próximo do computador e das caixas de som. “O que eu estou mais gostando é de entender como funciona a legislação sobre direitos autorais. É muito legal trabalhar na produção, mesmo que isso gere um pouco de estresse também.”

gaspar_danca_3_IFSCA instituição demandante dos curso Pronatec de Assistente em Produção Cultural e de Maquiador Cênico é a Fundação Cultural de Blumenau. “Nós fizemos uma pesquisa de demanda e solicitamos cursos de capacitação na área. Temos um déficit muito grande de gestores culturais e já solicitamos um novo curso. Essas capacitações são muito importantes porque auxiliam que os artistas se transformem em pequenos empreendedores”, afirma o diretor da Fundação Cultural, Carlos Alexandre Schrubbe.

Além da organização da Mostra, os alunos se preparam para fazer uma visita técnica e conhecer o Ballé Bolshoi em Joinville nesta sexta-feira (29). Durante o passeio, os alunos do curso Pronatec de Maquiador Cênico terão o desafio de fazer a maquiagem de um grupo de dança.

Tags: , ,