Câmpus Lages inicia série de oficinas no Balcão do Emprego

29. abril 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

imagem_parceria_lages1Iniciou ontem (28) a parceria entre o Câmpus Lages do IFSC e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, por meio do Balcão do Emprego. A iniciativa prevê oficinas semanais de qualificação ofertadas pelos professores e servidores do IFSC, inteiramente gratuitas, em diversas áreas, para aqueles que procuram a secretaria em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

A primeira oficina foi ministrada pelo diretor-geral do câmpus, professor Thiago Meneghel, com o tema “Atitudes no Ambiente de Trabalho”. O objetivo foi abordar questões importantes, principalmente relacionadas ao comportamento das pessoas em entrevistas de emprego e no dia a dia do trabalho, que possam ajudar não apenas a conseguir uma vaga, como fazer a diferença para mantê-la.

Segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos, o desinteresse é apontado pelas empresas como a causa número um de demissões. “As empresas buscam pessoas capazes de buscar soluções, não aquelas que estão sempre reclamando. É uma característica natural do ser humano a resistência a mudanças, por isso a qualificação pode ser a diferença na hora que um novo processo ou método é implementado no local onde você trabalha”, afirma Thiago.

imagem_parceria_lages2A qualificação é o primeiro quesito avaliado para contratação de novos empregados. Em seguida vem a experiência e as referências. Por isso, segundo Thiago, o entusiasmo, o afinco com o qual a pessoa trabalha é fundamental na hora da seleção para uma vaga desejada. “A qualificação você tem estudando, se preparando. A experiência, não tem jeito, tem que trabalhar para adquiri-la. Já as referências são aquilo que os antigos chefes e colegas pensam de você, por isso a importância de estar sempre fazendo o seu melhor, mesmo que aquele não seja o emprego dos seus sonhos. Essa referência será muito importante futuramente”, completa.

Foi em busca dessa vantagem que Carlos Alberto Brum Gonçalves, 51 anos, se inscreveu para a oficina. Ele está desempregado há dois anos e nesse período sobrevive com o dinheiro que ganha dos trabalhos que faz como eletricista. “Fiquei cuidando da minha mãe, que estava doente, e o trabalho informal era melhor para mim porque me dava mobilidade de horários. Agora quero voltar para o mercado formal e essa oficina foi muito boa para aprender a me policiar quanto aos comportamentos que podem me prejudicar no trabalho”, avalia.

As próximas oficinas já estão agendadas e sendo muito procuradas por quem frequenta o Balcão do Emprego. De acordo com a gerente de Qualificação Profissional da secretaria, Silvana Borges, a parceria tem tudo para render muitos frutos. “Estamos muito felizes com o apoio e a parceria do IFSC. Essas atividades com certeza irão ajudar as pessoas a se recolocarem no mercado de trabalho e, uma vez nele, terem condições de se manter empregadas. A procura pelas oficinas tem sido muito grande”, comemora.

IFSC mais próximo da comunidade

Para o IFSC, além de ajudar as pessoas a conseguir um emprego, a parceria tem o objetivo de deixar a instituição à disposição da comunidade, aproximando-a das pessoas e colocando-a como opção de qualificação para os lageanos. “Estamos há cinco anos em Lages e muitas pessoas ainda não nos conhecem. Por isso, aproveitamos a oportunidade para explicar quem somos e quais possibilidades de crescimento profissional são oferecidas no IFSC, desde os cursos de qualificação, os técnicos, superiores e a pós-graduação”, explica o diretor-geral do Câmpus Lages.

Carlos ficou entusiasmado com a oferta do curso Técnico em Eletromecânica. Ele tem verificado grande procura por profissionais da área em suas pesquisas por emprego. “Vou procurar o IFSC e me interessei em fazer o curso. Ainda mais quando descobri as bolsas (assistência estudantil) que serão muito importantes para poder concluí-lo”, completa.

O IFSC está com inscrições abertas para os cursos técnicos em Agronegócio, Análises Químicas, Biotecnologia, Eletromecânica e Informática até o dia 23 de maio. Basta acessar o site www.ifsc.edu.br para inscrição e acesso ao edital.

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.