Aluna do Pronatec vai representar Santa Catarina na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
6. maio 2016 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias
Aos 50 anos, mãe de dois filhos e com um neto, Olga Inês da Silva Souza vai ter oportunidade de reivindicar mais direitos no mundo do trabalho, mais participação nos espaços políticos e mais poder para as mulheres em condições de igualdade com especialistas, lideranças políticas e gestores governamentais de todo país. A aluna do curso de Cozinheiro, ofertado no Câmpus Joinville por meio do programa Mulheres Mil e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), será uma das delegadas de Santa Catarina na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontece na próxima semana, de 10 a 12 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A aluna do IFSC participou das etapas municipal e estadual de preparação para a Conferência, onde foram discutidos quatro eixos temáticos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres”.
“Foi muito bom participar destas discussões, conhecer a realidade de outras mulheres e fazer moções que pedem melhoria para as mulheres, principalmente no que diz respeito a emprego e igualdade social”, explica Olga, que diz que está aprendendo a lutar por seus direitos e pelas mulheres. “Antes, eu só sabia o que era ser dona de casa. Agora tenho outra visão do mundo e posso dizer que estou mais inserida na sociedade”, orgulha-se.
A necessidade de se envolver mais com as causas sociais surgiu depois que ela começou a frequentar as aulas do Mulheres Mil, em 2014, quando fez o curso de Operador de Computador. No ano passado, ela ingressou no curso de Cozinheiro e não quer saber de parar. “Quando me separei, não sabia o que fazer da vida porque vivia em função do marido. Era tímida, fechada. Foi aí que decidi estudar e conheci o IFSC. Hoje, não me sinto mais sozinha. Aprendi muito, aprendi a brigar pelos meus direitos e sei que tenho a responsabilidade de aprender mais e de brigar pelas outras mulheres também.”
Durante as conferências municipal e estadual, Olga teve a companhia de outras duas colegas do curso, Karina Gonçalves e Odete Amaral, e da professora do Pronatec, Hanen Kanaan, maior incentivadora do grupo nas discussões que envolvem o empoderamento da mulher. “Quando uma mulher se emancipa, ela também melhora a vida de sua família, tem qualificação para acessar o mundo do trabalho e o direito de escolher como quer viver, educar seus filhos e se relacionar com seu companheiro e, na ausência dele, ser capaz de gerar sua vida com dignidade”, defende Hanen.
O tema da 4ª edição da Conferência é “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”. As etapas preparatórias tiveram início em junho de 2015 e mobilizaram mulheres de diferentes segmentos, como das mulheres negras, com deficiência, indígenas, lésbicas, quilombolas, urbanas, do campo, das águas e das florestas, de aproximadamente 2.200 municípios.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Políticas para as Mulheres


Página no Facebook
Canal no Youtube
Perfil no Instagram
Página no Linked-In
Perfil no Twitter