Câmpus Joinville: mães e filhos compartilham experiências no IFSC

6. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

dia das mes 13Um abraço mais apertado, o aceno tímido de longe, um “se cuida” carinhoso e orgulho escancarado nos olhos. Todos os dias, o Câmpus Joinville presencia muitas mães deixando e buscando filhos no portão. Mas há também as que convivem com os filhos dentro da instituição, proporcionando vivências enriquecedoras. “Pra que maior orgulho do que a gente ter uma a outra aqui dentro”, afirma a coordenadora do Registro Acadêmico, Suely Anderle, filha da dona Elzira, aluna do projeto Mulheres Sim.

As duas aproveitam os dias de aula de artesanato para estreitarem as relações. “A gente se fala todos os dias. Mas ver a minha filha faz bem”, conta Elzira. Para Suely, saber que a mãe está entusiasmada, que aproveitou o curso para fazer novas amizades e que está disposta a aprender sempre mais é muito importante. “Eu fico muito feliz e tenho o maior orgulho porque ela vem com vontade pra cá.”

dia das mes 4No caso da chefe do Departamento de Assuntos Acadêmicos, Luciana Maciel, a convivência é diária com o filho Celio de Souza Júnior, do 4º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica. “O bacana de ter o Júnior aqui é que tenho a oportunidade de conhecer melhor os professores e as pessoas envolvidas com a aprendizagem dele”, afirma Luciana.
Esta é a segunda vez que os dois convivem na mesma escola. Júnior também estudou na escola de trabalho da mãe na primeira série, o que faz com que encare com naturalidade as brincadeiras dos colegas. “Rola umas brincadeiras de vez em quando, mas todas positivas. Tenho orgulho de ter a mãe perto”, conta Júnior.

dia das mes 26O aluno Kevin Bernal, do 7º módulo de Eletroeletrônica, também sente muito orgulho de ter a mãe no IFSC. Nelly Bernal está no 6º módulo do curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar. “É uma felicidade ambos estarmos aqui, uma escola federal que tem ensino, incentivo e professores de qualidade. Foi o melhor que poderia acontecer”, ressalta Nelly.

Kevin veio primeiro para o IFSC e incentivou a mãe a continuar os estudos. Ela começou no curso do programa Mulheres Mil e gostou da estrutura e dos servidores do IFSC. “Quando soube do curso de Gestão Hospitalar, falei ‘esse é meu’. Estou amando tudo e não me importo em fazer trabalhos, estágios e pesquisas fora do horário”, conta a aluna, que tinha o sonho de fazer Medicina quando jovem. Para o adolescente, o exemplo da mãe serve de incentivo. “É bom perceber que nunca é tarde para estudar. É uma coisa que dá pra fazer a vida inteira. Não por obrigação, mas porque gosta.”

dia das mes 16Na mesma sala de Nelly estuda Luiza Oliveira Zin, uma das atuais gestantes do Câmpus Joinville. Aos 27 anos, Luiza está no sétimo mês de gestação de Laura e conta com o apoio dos professores e colegas de turma para compreender as mudanças e vencer os desafios da primeira gravidez. “Todos me ajudam e se preocupam comigo. Estão acompanhando de perto o crescimento da minha barriga”, comenta a aluna, que planejou, com o marido Bruno, a gravidez para o final do curso. “Quando a Laura nascer o curso já terá terminado. Quem quiser conhecê-la vai ter que me visitar em casa.”

Veja o vídeo em homenagem ao Dia das Mães produzido pela IFSCTV:

Tags: ,