Câmpus Araranguá recebe mostra de compostagem e agricultura urbana

10. maio 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

oficina_compostagem_araranguaO Câmpus Araranguá recebe, até o dia 22, a Mostra Itinerante de Compostagem Termofílica e Agricultura Urbana. A atividade é uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc) com o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), de Florianópolis, e tem o Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) como apoiador.
Compostagem é um método de tratamento de resíduos orgânicos, de origem doméstica, urbana, industrial, agrícola e florestal, voltado à produção de biofertilizantes. O objetivo da mostra é promover a divulgação científica e tecnológica para estudantes de Araranguá e região, como complementação às atividades do ensino regular, instigando a curiosidade para fenômenos do nosso cotidiano. Além da mostra, serão realizadas oficinas nas escolas, onde monitores ensinarão os estudantes a produzirem pequenas composteiras, como estímulo à produção de hortaliças em casa ou na escola.

Na segunda-feira, dia 9, uma equipe da Cepagro realizou uma oficina de capacitação com estudantes do IFSC e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Eles serão os monitores responsáveis por realizar as oficinas. “Ensinar a compostagem é um caminho para se pensar a produção orgânica nas cidades”, afirma o professor Assis Francisco de Castilhos, do IFSC, que participou da oficina.

Com início nesta quarta-feira, dia 11, a Mostra terá exposição de composteiras que podem servir à agricultura urbana, além de oficinas com estudantes da região para a confecção de minicomposteiras em garrafas PET.

As escolas que queiram agendar oficinas devem entrar em contato com Eliane Casagrande, responsável do SESC pela Mostra, pelo telefone 48 3524 0189.

Tags: , , ,