Aluno do Câmpus Florianópolis passa à segunda fase de prêmio do Sebrae SC

17. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

concursosebraeAlexsandro Gehlen, aluno da sexta fase do curso de Engenharia Eletrônica do Câmpus Florianópolis, classificou o seu projeto para a última fase do 9º Concurso Estadual de Planos de Negócio para Universitários do Sebrae/SC. Ele criou um sistema de monitoramento da qualidade da água em tanques de produções aquícolas e está concorrendo na categoria Agronegócio.

Na primeira etapa, foram inscritos 100 projetos. Neste segundo – e último – momento, os classificados na primeira etapa receberão o apoio de duas mentorias e de uma capacitação do Sebrae/SC, para a elaboração de seus planos de negócio. Os melhores planos apresentados participam de uma banca avaliadora presencial. Após a avaliação dos planos, até 25 candidatos serão classificados e concorrerão ao grande prêmio: uma viagem de sete dias com alimentação e hospedagem pagas para conhecer o Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.

alexsandro-fpolis“A tecnologia para a produção aquícola, no país, é defasada. Os sistemas de monitoramento hoje não são nacionais e, por isso, não são tão precisos pois não são feitos pensando na realidade brasileira”, explica Gehlen. A ideia é oferecer uma qualidade igual ao sistema “de fora”, mas com um menor custo, a produtores de crustáceos, moluscos e peixes. O projeto teve origem em uma conversa na república em que ele mora, com um amigo que estuda Engenharia de Aquicultura na UFSC, há cerca de um ano.

“Além do conhecimento em Mecatrônica (Gehlen fez o técnico em mecatrônica), agora em Eletrônica, na graduação, foi fundamental o apoio dos professores no sentido de incentivar o empreendorismo. É muito importante ter um ambiente em que essa cultura é disseminada, ainda mais com a estrutura técnica que o câmpus tem”, conclui o aluno.

Tags: , ,