Projeto promove capacitação para professores da rede pública de Lages

20. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

Começou em 10 de junho o curso de extensão “Docentes em Matemática: formação continuada para o uso de softwares específicos em sala de aula”. Coordenado pelo professor Ailton Durigon, a qualificação tem como público-alvo os docentes da disciplina que atuam nas redes públicas estadual e municipal em Lages.

“São duas turmas, uma com professores do município e outra com os do Estado. Temos a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e da Gerência Regional de Educação (Gered), que recolheram as inscrições e estão cedendo carga horária para que os docentes possam realizar o curso”, explica o coordenador.

Serão quatro encontros, onde os participantes terão contato com novas ferramentas para estimular o ensino da matemática de forma mais atrativa aos alunos. Tudo isso por meio de softwares, online ou não, disponíveis de forma gratuita.

Compromisso do IFSC

Um dos objetivos do Instituto Federal, inclusive explícito na legislação que o criou, é a obrigatoriedade de alocar carga horária mínima de seus cursos para a formação e qualificação de professores. Isso pode ser através da oferta de cursos de licenciatura (graduação) ou pós-graduação e cursos por meio de projetos de extensão.

O diretor-geral do Câmpus Lages, Thiago Meneghel, explica que o câmpus optou pela segunda opção pela região já ter um bom índice de cursos de licenciatura. Ele também agradeceu a iniciativa dos professores do IFSC em realizar a atividade. “Esse projeto parte da iniciativa dos docentes, de forma voluntária e do compromisso que eles têm com a qualidade do ensino da região. Espero que possa servir também para vocês (participantes) levem o nome do IFSC aos seus alunos e possam divulgar as nossas ofertas de cursos”, comenta.

Alem do professor Ailton, o professor Marcelo Maraschin de Souza atua como colaborador. Bruna Branco e Andrey de Aguiar Salvi, alunos do curso superior em Ciência da Computação, são os bolsistas do projeto.