Professores da rede municipal de ensino participam de capacitação no barco escola do IFSC

24. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

barco_escola_itajaiDurante toda a semana de 20 a 24 de junho, 125 professores da rede municipal de ensino de Itajaí participaram de uma capacitação no barco escola do IFSC. Eles são professores da educação integral, que estão sendo capacitados para propor novas atividades para os estudantes no contraturno escolar.

A aula foi realizada no barco escola em um passeio pelo rio Itajaí-Açu em que os professores puderam conhecer um pouco mais da biodiversidade marinha, de navegação e do setor de pesca. “Esta é a primeira vez que eu navego pelo rio e daqui eu vejo a cidade de uma forma diferente. Saio daqui com várias ideias para trabalhar com os alunos. A maior parte deles não têm ideia da dimensão de atividades econômicas que são realizadas na cidade por conta do rio”, explica a agente de atividade em educação, Roseli Machado.

Durante a aula, a professora Célia Soares, da Escola Emílio Gazaniga Júnior, relembrou sua infância quando passeava de barco com o pai, que era pescador. “Durante a aula, eu lembrei da época em que minha família participava da procissão de Nossa Senhora de Navegantes e nós levávamos a santa no barco. Gostei bastante da atividade e aprendi muito sobre o mangue, coisas que eu nem imaginava. Sou professora de Português e fiquei pensando em atividades para relacionar com a disciplina. Vendo as gaivotas pelo caminho e observando a natureza, a ideia que me veio foi a de trabalhar com o tema ‘voo poético’ e acho inclusive que essa aula foi para mim um voo poético.”

Por Beatrice Gonçalves / jornalista IFSC