No mês do meio ambiente, alunos arborizam o Câmpus Criciúma

30. junho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

plantio mudas_criciumaJunho é o mês de conscientização sobre a importância da preservação ambiental. No dia 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente desde 1972, quando definido pela Organização das Nações Unidas. No Câmpus Criciúma do IFSC, a data não passou em branco e os alunos plantaram mudas de árvores para deixá-lo mais verde, atividade que já vem se tornando tradição.

A ação foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho IFSC Sustentável. Durante todo o mês, os estudantes dos cursos técnicos de Química, Mecatrônica, Edificações e Eletrotécnica fizeram o plantio de mudas de goiabeira, pitangueira, coqueiro, ipês e corticeira, entre outras espécies, em locais como o pátio e o estacionamento do câmpus. As mudas foram cedidas pela seção de Urussanga da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

plantio mudas_criciuma1“A árvore é simbólica. Os alunos podem acompanhar o crescimento das mudas e deixar sua marca aqui no câmpus. Assim, despertamos a consciência ambiental”, explica o professor Gilberto Tonetto. “Buscamos que todas as turmas que entram no IFSC plantem uma árvore”, completa.

Dienifer Luiz estuda no primeiro ano do curso técnico integrado em Edificações. Sua formatura está prevista para 2018. Nestes mais de dois anos em que estudará no IFSC, ela pretende acompanhar o crescimento das mudas de goiabeira e coqueiro que ajudou a plantar junto com os colegas. “Foi uma experiência bem legal, que a gente não tem todo dia. Estamos ajudando a arborizar e tornar o câmpus mais agradável. Agora, é regar as plantas até 2018”, diz.

plantio mudas_criciuma2Karoline Machinski tem 14 anos e está no primeiro ano do curso técnico em Química. Ela plantou com os colegas um coqueiro no estacionamento do câmpus. A turma já se organizou para cuidar da planta pelos próximos dois anos e meio. “Quando um de nós regar a muda, avisa os demais para que eles não reguem. Vamos acompanhar o crescimento da árvore até o fim do curso”, promete.

Parte da diversão, os alunos deram “nomes fantasia” às árvores. A muda plantada pela turma de Karoline recebeu o nome de Ofélia, personagem do filme “O Labirinto do Fauno”. A tabela periódica também serviu de inspiração para os nomes de outras árvores plantadas pela turma de Química.

plantio mudas_criciuma3O plantio de mudas foi realizado em concordância com o Plano Diretor, se inserindo no contexto de uma futura expansão do Câmpus Criciúma. Diversos servidores colaboraram com a ação, como o professor de Biologia, Fernando Bueno, que orientou na escolha das mudas mai adequadas, e o técnico Darcionei Cardoso (Sena), que auxiliou os alunos no plantio.

Tags: ,