Orquestra do IFSC comemora 15 anos com concerto no CIC

12. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

orquestra_IFSC-44Na próxima terça-feira (19), a Orquestra Experimental do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) comemora seus 15 anos com um belo concerto no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir das 20h30.

Sob a regência do maestro Irineu Lopes Melo, a orquestra traz um repertório variado, mostrando a diversidade da música dos ritmos, danças e canções americanas. Os ingressos devem ser retirados nas bilheterias do CIC, do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) ou do Teatro Pedro Ivo. Os alimentos e/ou brinquedos devem ser entregues na entrada do espetáculo.

Extensão que virou curso

Criada como extensão das aulas de música do IFSC, atualmente a orquestra é um espaço privilegiado e reconhecido de pesquisa e experimentação musical. Sua formação alia todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica (cordas, madeiras e metais) com intervenções eventuais de bateria, guitarra, violão, flautas andinas, entre outros. Apesar de ter o objetivo didático, vários alunos que passaram pelas oficinas e pela orquestra hoje são músicos profissionais.

“Big Band” foi o começo de tudo

A entrada do servidor Irineu Lopes Melo como professor de música do câmpus foi fundamental neste processo. Flautista e saxofonista, Irineu aprendeu a tocar outros instrumentos para ensinar e criar um grupo de música com os instrumentos do acervo da antiga banda marcial. Tudo começou com a Big Band, um grupo de jazz do Câmpus Florianópolis, formado por alunos do próprio câmpus e da comunidade. O interesse por estudar e ensinar música foi crescendo e o câmpus começou a oferecer aulas gratuitas como atividade de extensão. “De repente a procura pelas aulas começou a crescer e eu tive a certeza de que o projeto daria certo”, conta o maestro.

A repercussão do trabalho da orquestra motivou o professor Irineu a criar, em 2010, um curso básico de instrumentos de orquestra, pioneiro neste formato e um dos mais concorridos para o ingresso na instituição. Com duração de dois anos, o curso de qualificação é gratuito e a seleção é por sorteio público.

O curso é aberto a toda comunidade. Na hora da inscrição, o candidato pode optar por um dos instrumentos disponíveis entre violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trombone, trompa e tuba. As aulas envolvem teoria e prática instrumental e práticas de coral e orquestra. Não é preciso ter nenhum conhecimento musical para participar.

Confira o programa do concerto:

Carmina Burana
Carl Orff
1. O Fortuna
2. Fortune Plango Vulnera
3. Veris Leta Facies
4. Omnia Sol Temperat
5. Ecce Gratum

Florence’s Farewell
Daniel Leo Simpson
Concerto Para Contrabaixo e Orquestra de Cordas

Huapango
Jose Pablo Moncayo

Danzón Nº2
Arturo Márquez

Cantaloop Island
Herbie Hancock

Blues for Brass
Richard Roblee

West Side Story
Somewhere
Solo: Priscila Ribeiro e Vinicius Vasconcelos

I Feel Pretty
Solo: Priscila Ribeiro, Amanda Canan, Laila Barreto e Victória Duarte

Invierno Porteño/Verano Porteño
Astor Piazzolla

Mourão
César Guerra Peixe

Foto: CR2 Fotografia/Divulgação/IFSC

Por Sabrina Brognolli d’Aquino / Jornalista IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.