Formandos do Câmpus Chapecó criam site com glossário de informática em Libras

15. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

No sábado (16), 11 alunos do curso técnico integrado em Informática despedem-se do Câmpus Chapecó do Institituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Após quatro anos de curso, eles receberão o certificado do Ensino Médio e do Técnico em Informática, a partir das 19h, na Câmara de Vereadores de Chapecó.

Além do certificado, os jovens deixam um grande legado para o câmpus e para a comunidade: um site com um glossário de Libras com vocabulário específico da área de Informática.

O site já está no ar. Ele foi apresentado na última semana, durante a Oficina de Integração do curso, e envolveu, além dos alunos, professores, intérpretes de Libras do câmpus e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

A ideia nasceu na própria turma. “Nós precisávamos desenvolver um trabalho para a Oficina de Integração. Como um dos colegas é surdo e muitas vezes tivemos dificuldade para explicar algum termo específico da Informática para ele, pensamos em fazer algo para melhorar a nossa comunicação e ajudar futuros alunos”, conta a formanda Eduarda Camillo Tomazi.

Os estudantes do Módulo 8 dividiram-se em grupos e cada um ficou responsável por atividades distintas.

Entre elas, uma pesquisa interna com os professores, técnicos-administrativos e demais alunos para saber da real necessidade do site; e também o estudo e desenvolvimento da página e dos vídeos em Libras.

Todos os alunos envolveram-se na gravação. Cada um gravou em torno de seis vídeos em Libras com palavras como “teclado”, “compilar”, “blog” e “exportar”.

“Foi um grande aprendizado para a turma. Fiquei muito emocionado por ter visto todos os colegas engajados nas gravações e na concretização oficial do site”, comenta o aluno que inspirou a ideia, Kelvim Perreira Pinto.

O resultado do trabalho pode ser acessado no site: napnee.chapeco.ifsc.edu.br/sistema.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC