Outubro Rosa: palestra sobre prevenção do câncer de mama no Câmpus São José

6. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Eventos, Matérias
Nesta terça-feira o câmpus São José recebeu a palestra da Associação Brasileira de Portadores de Câncer de Florianópolis (AMUCC), ministrada pela Doutoranda da UFSC Leili Daiane Hausmann. A atividade fez parte da programação alusiva ao Outubro Rosa, mês em que são estimuladas reflexões sobre a prevenção ao câncer de mama e outros tipos de câncer.

Leili apresentou dados, características e curiosidades sobre o câncer.Segundo a doutoranda, 40% das pessoas desenvolvem células cancerosas ao longo da vida, mas nem todos os casos geram enfermidade ou riscos.Dentre as mulheres, o tipo de câncer mais comum é o de mama. Estima-se que no ano de 2016 sejam registrados mais de 57 mil novos casos da doença no Brasil, dos quais 180 na região de Florianópolis.

O câncer de mama se manifesta de diferentes formas. Os principais sintomas são a presença de módulos endurecidos (geralmente indolores), mudança na posição do mamilo, vermelhidão, mudanças na pele, saída espontânea de líquido do mamilo e aparecimentos de nódulos no pescoço ou nas axilas. O câncer de mama é mais frequente entre as mulheres. Um dos principais fatores de risco é o histórico familiar da doença, mas o sedentarismo, a obesidade, além do consumo de álcool e cigarro aumentam as chances do desenvolvimentos do câncer.

A doutoranda estimulou o autoexame e a procura de avaliação médica, caso seja percebida alguma alteração. Leili destacou que o autoconhecimento, pensamentos bons, animação e felicidade produzem substâncias que fortificam o sistema imunológico.

A realização do Outubro Rosa no câmpus conta com a importante parceria de empresas e entidades como o Geap, o Núcleo Espírita Nosso Lar, o Salão de Beleza Ousadia Cabeleireiros e a Pegue Leve Delícias Saudáveis. Ao longo deste mês de outubro, estão programadas diversas atividades gratuitas e voltadas para toda a comunidade. Para saber mais, acesse: http://bit.ly/2cGRDbV

Confira a programação completa do Outubro Rosa no câmpus:

 Por Comunicação Câmpus São José

Os comenários não estão permitidos.