Técnico em Mecatrônica do Câmpus Lages realiza visitas técnicas

14. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

Visita KlabinOs alunos dos módulos III e IV do curso técnico em Mecatrônica do Câmpus Lages do IFSC realizaram duas visitas técnicas na última semana. Na sexta-feira (7), o terceiro módulo esteve no Órion Parque Tecnológico. Já hoje (13), foi a vez do quarto módulo conhecer a empresa Klabin.

Na atividade de hoje, os alunos, juntamente com os professores Gabriel Madruga, Gianpaulo Alves Medeiros e o coordenador do curso, Claudio Shaeffer, estiveram na unidade que fabrica sacos (a empresa tem mais duas na região com produção de papel e celulose). Eles foram recebidos pelo engenheiro de manutenção Tiago Bordignon, e tiveram uma apresentação institucional e de segurança. Depois, seguiram para a fábrica, onde puderam conhecer os processos automatizados de fabricação de sacos de diversos produtos, como ração para animais, cimento, adubo entre outros.

Visita Klabin 2“A ideia era mostrar aos alunos que os conteúdos que eles estão vendo em robótica, automação e instrumentação são estratégicos na indústria com um nível de automação que a Klabin possui. Os estudantes puderam ouvir deles sobre a importância do conhecimento, que com uma base sólida, eles têm mais facilidade de desempenhar o trabalho”, diz o organizador da visita, professor Cláudio Shaeffer. Ainda, os alunos tiveram um minicurso sobre segurança industrial, sobre o uso de equipamento individual (EPI) e a respeitar o espaço das máquinas. “Segurança em primeiro lugar. Depois a qualidade”, reforça Cláudio.
Visita Órion 1
Já no Órion Parque Tecnológico, os estudantes conheceram a estrutura recém-inaugurada e que servirá de referência para negócios na área da inovação em Lages. A intenção era estreitar relações com o parque, para que os estudantes conheçam os programas e possibilidades oferecidas.

O professor Gianpaulo Alves Medeiros, organizador da visita, lembra que o Órion possui incubadora para novas empresas, espaços para eventos e linhas de apoio à inovação estudantil. “Nesse contexto, a ideia é ampliar o horizonte dos alunos, incentivando o empreendedorismo e formas de tirá-los da zona de conforto.”, comenta.

Visita OrionOs alunos foram recebidos pelo diretor executivo do parque, Claiton de Oliveira, que palestrou sobre as atividades desenvolvidas no Órion e depois encaminhou os estudantes para uma visita às instalações. “Fomos bem atendidos, pelo menos eu tirei todas as minhas dúvidas sobre o espaço deles e o seu funcionamento. Apesar de já ter uma ideia sobre o parque por meio de comentários de terceiros, não sabia a fundo o seu papel. Achei a visita muito legal, é um projeto de grande importância para nossa região, espero que seja duradouro, pois temos um grande potencial para empreender”, completa William, aluno do curso técnico em Mecatrônico.

Ele sabe que só a estrutura e as condições para o empreendedorismo não bastam para uma ideia sair do papel. Para ele, a iniciativa tem que partir do estudante. “Sei, também, que dependerá das nossas iniciativas e ideias para que esse projeto (parque) seja duradouro. É uma oportunidade de nos tornarmos empreendedores e donos de nosso próprio negócio, pois iremos ter apoio para concretizar nossas ideias”, finaliza, acrescentando ser de extrema importância para o curso esse tipo de atividade.

“Acredito que é nosso dever enquanto professor colocar os alunos em contato com novas tecnologias e meios de se relacionar com o trabalho e a geração de renda. Nossa sociedade está mudando e adotando novas formas de negócios”, finaliza Gianpaulo.

Visita órionO curso técnico em Mecatrônica é um dois sete técnicos do IFSC com inscrições abertas para o próximo semestre. Para realizar sua inscrição, acesse a página do Ingresso no IFSC.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC