Alunos promovem atividade de curricularização da extensão

10. março 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

A aula magna marca o início do ano letivo e é quando profissionais renomados são convidados para contar sua experiência para os alunos. No caso da aula magna “Inovação, pesquisa e desenvolvimento”, dos cursos de Processos Gerenciais e de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Gaspar, promovida na última quarta-feira (8) o desafio era ainda maior. Os responsáveis por organizar todo o evento eram os alunos da terceira fase do curso de Processos Gerenciais. A atividade faz parte das primeiras ações para promover a curricularização da extensão, o que significa incorporar ações de extensão ao currículo dos cursos superiores do IFSC.

“Quero parabenizar os alunos por todo o empenho nesse trabalho pioneiro para a curricularização da extensão prevista no Plano Nacional da Educação”, avalia a diretora-geral do Câmpus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira.

Desde o final de 2016, os alunos começaram a planejar a atividade e a pensar no tema e nos profissionais que seriam convidados. Eles tiveram ainda aulas sobre organização e divulgação de eventos. “O mais difícil foi selecionar os palestrantes porque nós tínhamos que agregar tanto a área de Processos Gerenciais quanto à de Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, explica o aluno Joel França.

Para falar sobre o tema “Pesquisa, inovação e desenvolvimento” os alunos convidaram a professora titular da Universidade Regional de Blumenau (Furb) Maria José Domingues, o coordenador de marketing da Senior, Juliano Depiné, e Liandro Rossini, agile coach da HBSIS. “O que os alunos tiveram que fazer para organizar essa aula magna já é um processo de inovação, que exigiu criatividade e trabalho em grupo. Eles tiveram que sair da zona de conforto e ao longo da sua carreira profissional precisarão fazer isso muitas vezes”, avalia a palestrante Maria José Domingues.

Juliano Depiné falou um pouco de sua experiência profissional à frente da área de marketing da Senior, uma das maiores empresas de desenvolvimento de softwares de gestão. “Eu sou formado em Sistemas da Informação e hoje atuo na área de marketing. Vim falar para os estudantes que eles precisam estar preparados para mudanças na carreira como eu fiz. Eu vi no marketing digital uma oportunidade e hoje consigo aliar as duas áreas.”

Liandro Rossini falou sobre a atuação da HBSIS no desenvolvimento de soluções para a área de vendas e logística. “A aula magna é sempre um momento importante de troca de experiências em que se consegue unir a parte teórica da acadêmica com o dia a dia das empresas.”

O resultado do empenho dos alunos pôde ser observado pelo auditório lotado e pela presença de autoridades como do prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, e de representantes da prefeitura de Blumenau “É fundamental falar sobre inovação e pensar nisso a partir do município de Gaspar. O IFSC tem contribuído muito para o desenvolvimento da cidade e nesse sentido destaco o trabalho da prefeitura e do IFSC que permitiu o desenvolvimento do software e-fish para a gestão de propriedades ligadas à piscicultura”, explica o prefeito.

Por Beatrice Gonçalves / Jornalismo IFSC